Jornal DR1

Lilia Cabral: De “Pereirão” a Mulher do Comendador

Vencedora de diversos prêmios e duas vezes indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz

 

Lília Cabral Bertolli Figueiredo, nasceu em São Paulo, no dia 13 de julho de 1957. É uma atriz brasileira reconhecida na indústria por sua versatilidade e destaque de seus personagens, sempre muito distintos e intensos. 

Filha de um imigrante italiano e uma portuguesa dos Açores, seus pais não viam com bons olhos sua veia artística e, ao entrar para a faculdade de Belas Artes, com 17 anos, prometeu aos dois que iria cursar Jornalismo em seguida.

Mesmo sendo uma veterana de novelas, Lilia teve sua estreia no teatro em 1978 em Marat-Sade, atuando também em outras peças como Divinas Palavras, Estado de Sítio e “O Bordel”. Em 1981 passou nos testes para “Os Imigrantes”, escrita por Benedito Ruy Barbosa na Band, onde interpretou a Angelina, neta do protagonista, Rubens de Falco.

Em 1984 foi contratada pela Rede Globo, para atuar em “Corpo a Corpo”. A partir deste papel, não ficou um ano sequer fora da televisão. A atriz concilia seu tempo em telenovelas com teatro até hoje. 

Uma das atrizes preferidas do autor, Manoel Carlos, em 1995, deu vida à Sheila, em Histórias de Amor. No ano 2000 atuou em Laços de Família, e em 2006 interpretou sua primeira vilã, Marta, em Páginas da Vida, que também foi uma de suas personagens mais famosas. Esse papel rendeu a Lilia uma indicação ao Emmy Internacional e o Prêmio de Melhor Atriz daquele ano pela APCA Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Em 2011, ganhou sua primeira personagem protagonista. Lilia deu vida a famosa Griselda também conhecida como “Pereirão”, uma mulher honesta, humilde e trabalhadora em Fina Estampa, de Aguinaldo Silva. Em 2014, ela conseguiu um grande destaque na novela Império, como Maria Marta, esposa do Comendador interpretado por Alexandre Nero. 

Lilia é ganhadora de diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Grande Otelo, quatro Troféus Imprensa, um Prêmio APCA, um Prêmio Shell e três Prêmios Qualidade Brasil, além de ter sido indicada duas vezes ao Prêmio Emmy Internacional de melhor atriz, por seu trabalho nas telenovelas Páginas da Vida e em Viver a Vida. 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24