Jornal DR1

Luiz Felipe Pondé: um dos pensadores mais polêmicos do país

“Basicamente, o mundo sempre foi mau e continuará a ser, porque ele é fruto do comportamento humano, que parece ter certos pressupostos naturais.” –  Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé é um filósofo, escritor, ensaísta, professor universitário e palestrante brasileiro. Apresenta o programa Linhas Cruzadas, da TV Cultura, é também colunista da Gazeta do Povo e da Folha de São Paulo, que escreve semanalmente no jornal temas como comportamento, religião, ciências, entre outros. Um de seus livros mais conhecidos é “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, publicado em 2012. 

O pernambucano nasceu em Recife no dia 29 de abril de 1959, e hoje é casado com uma mulher judaica e israelense. Iniciou a graduação em medicina, porém não deu continuidade, cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado pela mesma instituição, com suporte financeiro e mestrado pela Universidade de Paris.

O filósofo dedicou a sua tese de doutorado, mais tarde transformada em livro, sobre a antropologia de Blaise Pascal. Pondé é professor da Faap e da PUC de São Paulo. Em 2012, entrou para a lista dos livros mais comentados e vendidos com o livro “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”.

Pondé é autor das obras: “O Homem Insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana” (2001), “Crítica e Profecia: Filosofia da Religião em Dostoiévski” (2003), “Conhecimento na Desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana “(2004), “Do Pensamento no Deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura” (2009), “Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto” (2010) e “O Catolicismo Hoje” (2011).

Cético com a ideia de que o mundo esteja mudando, mesmo com a inovação e a tecnologia de hoje, ele defende que os jovens devem continuar discutindo os textos clássicos, como William Shakespeare e Santo Agostinho. Já no meio político, Pondé se considera como um liberal conservador, que defende o liberalismo na economia e na moral, e o conservadorismo na política.

A ideia e a filosofia de Pondé é baseada no pessimismo e  na valorização das tradições religiosas ocidentais e no combate ao pensamento politicamente correto nos meios universitários. É uma das grandes revelações do pensamento conservador nos últimos 10 anos no Brasil.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24