O investimento garantiu que 59 quilômetros de pista fossem revitalizados e adquiridos mais de 200 ônibus amarelinhos
A Prefeitura do Rio realizou a entrega de revitalização do corredor Transoeste, com uma frota de 208 ônibus novos, na manhã do último sábado (09/12). Ao todo, 59 quilômetros de pista foram revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha reconstruídas em concreto.
O corredor, agora, passa a operar com 208 ônibus, dos quais 136 são novos veículos articulados, equipados com tecnologia sustentável Euro 6, além de 22 Euro 5 que já circulavam no trecho entre Jardim Oceânico e Alvorada e 50 ônibus padrons da nova frota. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões, e as obras levaram cerca de 18 meses.
A nova frota de veículos chamados de “amarelinhos” marca a renovação do corredor Transoeste e põe fim aos antigos ônibus azuis que circulavam anteriormente. Estiveram presentes no evento de entrega o prefeito do Rio, Eduardo Paes; a secretária de Transportes, Maína Celidonio; a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.
A expectativa do órgão municipal é que, com início da operação dos 136 novos articulados na Transoeste, um maior número de lugares seja ofertado aos passageiros e o tempo de espera seja reduzido.
“Estamos devolvendo a calha do BRT da Transoeste novinha para a população do Rio de Janeiro. Esta obra vai gerar muito mais conforto, segurança e agilidade aos usuários do sistema BRT”, afirmou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.
Durante a obra também foi construída uma passagem inferior no Terminal Recreio, possibilitando a interligação com a Transolímpica. Agora, a ligação entre a Transoeste e a Transolímpica ocorrerá diretamente no terminal, dispensando a exigência de atravessar a Avenida das Américas.
Para fomentar a recuperação do Sistema BRT, a Prefeitura do Rio tem investido quase R$ 2 bilhões em parceria com o Governo Federal. Esses investimentos foram responsáveis pela a aquisição dos novos ônibus, a revitalização do corredor Transoeste, bem como a construção de terminais e garagens públicas.
Em 2024, serão entregues ainda as obras de transformação de quatro estações do corredor em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. O investimento ultrapassa R$ 180 milhões.
As obras já estão em andamento, com previsão de ampliação das antigas estações, bem como a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans.
É esperado que todo o Sistema BRT esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024. Somando os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), serão 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros interligando Zona Oeste, região da Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro.
Com os novos ônibus equipados com a tecnologia sustentável Euro 6, o que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes, o Rio de Janeiro se torna a primeira cidade brasileira a adquirir articulados compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro 6.
“É um dia de alegria devolver o BRT com dignidade, com tempos menores, com mais conforto, com mais segurança”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Por Gabriel Cézar