Que foi que caiu do céu? Quem é chamado de anjo caído? Quem já foi querubim ungido? Quem se tornou o terror da humanidade?
Muitos se assustam quando ouvem a palavra diabo e não é por menos. Ele também tem outros nomes: tentador, satanás, chifrudo, demônio, inimigo, maligno, ladrão, pai da mentira, príncipe das trevas etc. Mas nem sempre foi assim, ele era um querubim e se chamava Lúcifer, que vem da junção da palavra em latim ‘lux’ (luz) e ‘ferus’ (carregar) e significa ‘portador da luz’.”.
Lúcifer significa a estrela da manhã. Esse nome ficou associado ao diabo por causa da interpretação de algumas passagens do Antigo Testamento, mas a Bíblia não diz que esse é seu nome.
Na Bíblia, Lúcifer não é um nome próprio. Essa palavra surgiu da tradução da Bíblia para o latim. Isaías 14:12, no original em hebraico, fala sobre a estrela da manhã. Em latim, a estrela da manhã é chamada de lúcifer (aquele que traz luz). Em vez de traduzir como estrela da manhã, algumas traduções antigas mantiveram a palavra Lúcifer, como se fosse um nome.
Em outra oportunidade, falaremos com detalhes sobre esse ser tão infernal que desde o Gênesis inferniza a humanidade, Jó que o diga.
Agora vamos ver como tudo começou: Assim diz o Senhor Jeová : Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre. (Ex 28, 12b-19).
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para a casa deles? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa.
Vejamos o que o Senhor Jesus disse sobre o mesmo: “… Eu via Satanás, como um raio, cair do céu.”(Lc 10.18).
E para fecharmos, vamos ver o que nos diz o livro de Apocalipse sobre ele: E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”(Ap 12.7-12).
Saiba que contra Satanás, somente a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem autoridade para desfazer todas as suas obras.
Eis que vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo e nada vos fará dano algum.”(Lc 10.19).
Quer saber como fazer, para participar do corpo de Cristo? Basta aceitá-lo como seu único Salvador.
Veja bem! Não estou pedindo para você mudar de religião, e sim, para ter uma experiência com Deus através do Senhor Jesus Cristo.
Jesus Cristo é a nossa força!