Diagnosticado com altas habilidades, Adriano ingressou na universidade americana aos 7 anos
Adriano Álvaro S. de Melo, de apenas 7 anos, concluiu o curso de Programação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O menino, morador do Complexo da Maré, comunidade do Rio de Janeiro, foi diagnosticado com altas habilidades e o apelido de “Super Alvinho” não é à toa. O garoto é conhecido por sua curiosidade e interesse em adquirir novos conhecimentos.
A universidade oferece diversos cursos de programação voltados para qualquer pessoa interessada em desenvolver projetos na área. Portanto, para obter o certificado, é necessário pagar uma taxa de quase 2 mil reais, equivalente em dólar.
No entanto, a Universidade possui um programa de Assistência Financeira, que oferece a possibilidade de isenção dessa taxa. Foi assim que Adriano garantiu a oportunidade. O menino, respondeu uma prova e um questionário totalmente em inglês sobre a condição econômica da família e, além do acesso às aulas, ele garantiu uma assistência financeira.
O menino começou a aprender inglês desde criança por conta própria por meio de um aplicativo. A partir dessa experiência única de estudar em uma das universidades mais renomadas do mundo, ele compartilha sua trajetória.
As aulas tiveram uma duração de três semanas, todas ministradas em inglês. Embora não haja uma idade específica obrigatória, o curso é sugerido para participantes com mais de 8 anos.
Após concluir o curso, o garoto desenvolveu seu primeiro jogo através da computação. “Agora posso usar os meus superpoderes para aprender mais. Quero construir robôs agrícolas e fazer pesquisas para melhorar a produção e distribuição de alimentos no mundo”, diz Super Alvinho no jogo.
A paixão pela agricultura teve origem durante uma viagem para visitar familiares em Santana do Manhuaçu (MG). A suspeita de que a criança possuía uma habilidade notável para aprender surgiu aos 3 anos. Segundo a mãe, Priscilla de Melo, Adriano tomou a iniciativa de ingressar na creche por conta própria.
Estes não são os únicos cursos que o menino já coleciona. O menino possui 41 certificados, incluindo seis cursos agrícolas do Sebrae, entre outros voltados para programação, inglês, xadrez e robótica.
Além de estar matriculado em uma instituição de ensino evangélica, Adriano Álvaro está envolvido atualmente em um programa de xadrez voltado para crianças e é membro de um grupo de robótica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O jovem prodígio teve a oportunidade de realizar sua primeira palestra recentemente em um evento sobre Pedagogia Social na Universidade Federal Fluminense (UFF), compartilhando sua brilhante jornada.