Jornal DR1

João do Pulo: Um salto para o pódio

Saltador brasileiro considerado o melhor do mundo na modalidade durante 10 anos

João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo, foi um atleta brasileiro que deixou sua marca no mundo do esporte. Um salto triplo de 17,89m nos Jogos Pan-americanos na cidade do México em 1975 rendeu a João Carlos o recorde mundial da prova e o apelido de João do Pulo.

Nascido em Pindamonhangaba, no interior do estado de São Paulo, em 28 de maio de 1954, sua trajetória foi marcada por determinação, superação e grandes conquistas. Órfão de mãe, começou a trabalhar aos sete anos de idade, e chegou a servir no exército na adolescência, chegando a patente de sargento. 

Desde cedo, João mostrou um enorme talento para o salto triplo, uma habilidade que se desenvolveu rapidamente ao longo de sua adolescência. Seu carisma e habilidades atléticas chamaram a atenção de treinadores, e, aos 18 anos, ele já era uma promessa nas competições nacionais.

O ponto alto de sua carreira ocorreu em 1975, durante os Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, João ganhou a medalha de ouro no salto em distância, esta que o fez recordista mundial na categoria, tendo ganhado fama e notoriedade pela grande conquista. Seu desempenho e a quebra de recordes foram momentos que inspiraram toda uma nação.

Além da tão importante medalha de ouro que o manteve imbatível por uma década, nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância, acumulando um tetracampeonato pan-americano em duas provas. 

A trajetória de João, não foi só marcada por momentos bons, o atleta em 1982, foi vítima de um acidente automobilístico que o levou a ter a perna direita amputada e encerrar sua carreira.

Com o acidente, João, que estava em total ascensão na época, teve que lidar com muitas dificuldades. O atleta teve que aprender a viver com uma perna a menos, e com todos os desafios de uma pessoa com deficiência. E além das adversidades físicas e pessoais, João do Pulo viveu intensos momentos de depressão e alcoolismo, motivo este que levou a sua morte em 1999. 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded