Aulas ocorrerão aos sábados com foco na prevenção e redução de riscos de desastres
O Projeto Voluntariado da Defesa Civil Municipal voltou, no último sábado (27), com uma capacitação voltada para abordagem ao politraumatizado, na sede do órgão em Vila Isabel. A cada mês, um tema será abordado e os assuntos são relacionados ao suporte básico de vida, saúde preventiva, noções básicas de proteção e Defesa Civil, afogamentos e combate a princípios de incêndios. Os voluntários são multiplicadores da cultura de redução de riscos de desastres (RRD) e resiliência.
“A capacitação dos voluntários é um dos nossos principais projetos. Disseminar conhecimentos de Defesa Civil é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais prevencionista. Muita gente associa esses conceitos a dias chuvosos e a tragédias. Porém, o nosso curso passa ao cidadão uma visão de como agir em diversas situações, incluindo dias quentes e em algumas situações de trânsito”, explica o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.
Os ensinamentos com a capacitação podem ser aplicados diretamente em ações de prevenção, no auxílio ao órgão, e em várias instâncias da sociedade, como o meio acadêmico.
“Eu realizo projetos na universidade em que trabalho com base nos aprendizados que tive com o voluntariado, levando, para a sala de aula, os conceitos sobre mudanças climáticas e RRD”, afirma Viviane Japiassú, professora e voluntária.
Neste primeiro encontro, são esperados 50 alunos. Desde 2016, 300 pessoas já passaram pelo projeto, que é gratuito. Para mais detalhes e inscrições, acesse cor.rio.