Especialista aponta benefícios que a modalidade proporciona, como alívio e sensação de bem-estar
Jogar tênis vai muito além de simplesmente acertar a bola dentro das linhas da quadra, para muitos essa é uma poderosa ferramenta de combate à ansiedade. Esse esporte dinâmico promove o bem-estar mental e emocional, proporcionando não apenas uma atividade física, mas também um alívio eficaz para quem sofre com sintomas como agitação, dificuldade para dormir, desatenção, preocupação excessiva e os chamados pensamentos intrusivos.
Aspectos específicos do tênis, como a necessidade de foco, coordenação motora e estratégia, auxiliam a distrair a mente da ansiedade e promover um estado de fluxo, que acontece quando um indivíduo realiza uma atividade e se sente totalmente imerso em uma sensação de energia, prazer e concentração total no que está fazendo. “Recomendo o esporte como uma forma de lidar com a angústia, pois combina os benefícios da atividade física com aspectos cognitivos e emocionais que podem auxiliar a promover o bem-estar geral. Além dos benefícios físicos, a modalidade contribui com a saúde mental e emocional através do desenvolvimento de habilidades como resiliência, disciplina, trabalho em equipe e controle emocional”, ressalta Paolo Sciavicco, médico e franqueado da Fast Tennis, uma rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida.
O Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo, segundo mapeamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Como um auxílio para o alívio dos sintomas, a atividade física ajuda a liberar endorfinas, que são neurotransmissores que melhoram o humor e reduzem o estresse. Essa liberação, além de promover distração positiva, auxilia no aumento da autoestima e melhora da qualidade do sono. Uma técnica útil no tênis para aliviar os sintomas é a respiração consciente e focada, que pode ajudar a acalmar a mente e melhorar o desempenho durante o jogo. “Comparado a outras atividades físicas, essa modalidade oferece uma combinação única de elementos físicos, mentais e emocionais, tornando-o especialmente eficaz no gerenciamento da ansiedade. Seu aspecto social e comunitário, como jogar em equipe e com amigos, pode proporcionar um senso de pertencimento, apoio e camaradagem, o que pode ser reconfortante e auxiliar a reduzir a aflição”, completa o especialista.