Jornal DR1

Saúde Bucal: Harmonização Facial

É um conjunto de procedimentos estéticos que têm como objetivo principal promover o alinhamento e correção de ângulos da face, melhorar a harmonia entre os dentes e a face, promover o rejuvenescimento da pele e melhorar a simetria facial. A harmonização é realizada com fins estéticos, sendo indicada para: Suavizar e tratar rugas e linhas de expressão; promover o rejuvenescimento da pele; diminuir a papada; reduzir as olheiras; Adicionar volume, forma e estrutura aos lábios; Definir a mandíbula e o mento, conhecido como queixo; corrigir cicatriz profunda causada por acne; elevar as sobrancelhas; corrigir a forma do nariz; melhorar a simetria do rosto. Antes de realizar a harmonização facial é importante ter atenção ao local e o profissional que irá realizar o procedimento, bem como se informar sobre os riscos relacionados com a técnica que irá ser utilizada. É importante que a pele da pessoa seja avaliada, assim como a presença de alguma doença ou condição, pois pode interferir na técnica que será utilizada para fazer a harmonização. A harmonização facial pode ser feita utilizando várias técnicas de acordo com o objetivo do procedimento e as necessidades da pessoa de forma individualizada.

Apesar de na maioria das vezes a harmonização facial ser considerada um procedimento seguro, quando não é realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada corretamente, o procedimento pode estar associado com alguns riscos, como: Obstrução do fluxo sanguíneo no local; necrose da pele; Deformação do rosto; Infecções. E também, quando a harmonização é feita de forma exagerada, pode levar a uma mudança brusca no rosto e a pessoa pode não se reconhecer no espelho, podendo causar problemas emocionais. Outro risco da harmonização facial é que, como algumas das técnicas realizadas não possuem efeito duradouro, as pessoas acabam por realizar o procedimento mais de uma vez ao ano.

Quanto tempo dura a harmonização facial? O tempo de duração da harmonização varia de acordo com o procedimento que foi realizado. Por exemplo, a aplicação da toxina botulínica pode durar de quatro a seis meses, já a aplicação de ácido hialurônico pode durar até dois anos, podendo ser refeitas após o prazo indicado. Já a bichectomia que é uma cirurgia feita por dentro da boca com o objetivo de diminuir as bochechas, é um procedimento definitivo, a bichectomia é um procedimento estético que remove as bolsas de gordura e as glândulas de Bichat na bochecha, a mucosa jugal, deixando o rosto mais fino.

É possível reverter a harmonização facial? Depende do tipo de procedimento que foi feito. Geralmente, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser revertido pois tem um antídoto, já a aplicação da toxina botulínica não tem antídoto e é preciso aguardar o corpo absorver a toxina para o efeito passar. Além disso, no caso de cirurgia como a bichectomia, por exemplo, a harmonização é definitiva e pode ser mais difícil de reverter.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded