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Investimento em infraestrutura de transportes no Rio de Janeiro é de R$ 147,8 milhões em 2024, aumento de 59% em relação a 2022

Com impacto fundamental do Novo PAC, investimento nas rodovias e ferrovias de todo o país chega a R$ 24 bilhões neste ano
 

O investimento federal na melhoria da infraestrutura de transportes do Rio de Janeiro é de R$ 147,8 milhões em 2024. O valor representa um aumento de 59% em relação a 2022, quando R$ 93 milhões foram aplicados nas rodovias e ferrovias fluminenses. Somados os anos de 2023 e 2024, o total investido pelo Governo Federal nas vias do estado chega a R$ 236 milhões. Os dados estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do Governo Federal.
 

Do total de recursos transferidos neste ano, R$ 80 milhões foram destinados para manutenção das rodovias e os R$ 67,8 milhões restantes para serem usados em construção, adequação e outros serviços.

Uma das obras emblemáticas no estado, a duplicação da Serra das Araras, uma demanda antiga dos motoristas que trafegam pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) entre São Paulo e Rio de Janeiro, está prestes a se concretizar. Em abril, foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras. O investimento é de R$ 1,5 bilhão (público + privado) e a duplicação beneficiará cerca de 20 milhões de pessoas.

A duplicação da Serra das Araras visa reduzir o risco de acidentes fatais e diminuir os transtornos, como congestionamentos de até dez horas causados por tombamentos de carretas. A Rodovia Presidente Dutra é vital para a economia brasileira, transportando cerca de metade do PIB do país. Aproximadamente 30% do tráfego na Serra das Araras é de veículos pesados, que carregam anualmente 43,96 milhões de toneladas de itens essenciais como produtos químicos, grãos, carnes, laticínios e minérios.

Além disso, estão previstos leilões para trechos entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, nas BR-040/495/RJ/MG.

BRASIL – O Governo Federal investirá R$ 24 bilhões na melhoria da infraestrutura de transportes do país em 2024. O valor representa aumento de 197,4% em relação aos R$ 8 bilhões investidos em 2022. A região Nordeste terá o maior aporte de recursos para rodovias e ferrovias neste ano, com R$ 6,19 bilhões; seguida pelo Sul, com R$ 4,59 bilhões; o Norte, com R$ 3,8 bilhões; o Centro-Oeste, com R$ 2,3 bilhões; e o Sudeste, com R$ 1,2 bilhão.
 

ESTADOS – O Rio Grande do Sul é a unidade da Federação com o maior volume de investimentos na infraestrutura de transportes em 2024, com R$ 2,88 bilhões aplicados na melhoria das rodovias e ferrovias federais que cruzam o estado. Na sequência, aparecem Bahia (R$ 2,4 bilhões), Pará (R$ 1,4 bilhão), Santa Catarina (R$ 1,2 bilhão) e Maranhão (R$ 866 milhões).

CONDIÇÃO DA MANUTENÇÃO – O investimento federal nas estradas do país levou o Brasil a alcançar o melhor Índice de Condição da Manutenção (ICM) da malha rodoviária desde o estabelecimento da atual metodologia, em 2016, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em maio de 2024, o ICM chegou a 70% de bom, contra 12% de ruim ou péssimo. O ICM é calculado a partir de levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom. O cálculo do ICM é composto pelo Índice de Pavimentação – IP (panelas, remendos e trincas), que representa 70% do valor final, e pelo Índice de Conservação – IC (roçada, drenagem, sinalização horizontal e vertical), que representa os 30% restantes.

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