Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Comissão de Saúde Animal denuncia morte de cadela por falta de atendimento no Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman

Foto: Divulgação Alerj

Falta de atendimento de cirurgias e atendimentos clínicos, longas filas e falta de informação são algumas das dificuldades apontadas por tutores e protetores na unidade da Mangueira

Apesar da prefeitura do Rio ter reinaugurado o Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, no último dia 04, os velhos problemas persistem. Após receber denúncias, o presidente da Comissão de Saúde Animal, vereador Dr. Marcos Paulo (PT), esteve no Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman nesta quinta-feira (11/07), e constatou que a demora nos atendimentos acontecem mesmo com a ampliação do horário de funcionamento da unidade, até às 22h de segunda a segunda.

“Não adianta melhorar a estrutura, anunciar para o carioca que vai funcionar de segunda a segunda se quando ele chega aqui não consegue atendimento. Encontramos tutoras há uma semana tentando que os animais sejam operados. Faltam profissionais, a equipe veterinária está trabalhando no limete”, denuncia o vereador Dr. Marcos Paulo, lembrando que não foi reforçada a equipe de médicos e auxiliares veterinários.

Para conseguir senhas para o atendimento, os tutores continuam tendo que chegar de madrugada e passar o dia inteiro na unidade até serem chamados pelo médico veterinário. O novo horário de funcionamento até às 22h de segunda a segunda, não resolveu o problema das filas.

Como é o caso da tutora Elizabeth Pereira da Silva, moradora do Complexo do Alemão, que já estava no sétimo dia seguido aguardando com os exames da sua cadela Bebê para uma cirurgia de urgência de piometra. Infelizmente, a cadelinha não resistiu a espera e faleceu no final da tarde da quinta-feira (11/07).

“Todos esses dias, eu chegava com ela aqui, mas, no final do dia diziam que não iriam atender e pediam para eu retornar”, desabafa Elizabeth, que estava acordando de madrugada e pegando dois ônibus transportando o animal para chegar no Jorge Vaitsman desde sexta (05/07). 

A promessa da prefeitura era de que a unidade veterinária além dos serviços que já eram prestados, como castração e vacinação contra a raiva, passasse também a ter atendimentos de cardiologia, oftalmologia, dermatologia e ortopedia.

Porém, o tutor ao procurar esse atendimento especializado é informado que esses profissionais ainda não estão atendendo.

“É cruel anunciar que terá ortopedia, que é uma cirurgia veterinária com custo bem alto e chegar aqui e ficar sabendo que ainda não tem esse profissional. Encontramos aqui vários tutores com animais enfaixados e imobilizados na esperança de serem operados e que apenas conseguiram realizar exames, sendo orientados a retornar no mês que vem”, afirma o vereador Dr. Marcos Paulo.

O presidente da Comissão de Saúde Animal, o vereador Dr. Marcos Paulo oficiará à Secretaria Municipal de Saúde cobrando que mais profissionais sejam remanejados ou contratados para o Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman, que o horário de realização dos exames seja estendido até às 22h e que a secretaria informe nos canais oficiais os serviços  realmente prestados na unidade.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded