Orquestra formada por 28 jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro revisita clássicos da música brasileira, com entrada gratuita
No próximo dia 22 de agosto, quinta-feira, a Orquestra Forte de Copacabana irá se apresentar no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caixas. O evento faz parte de uma agenda de atividades promovidas pela Orquestra ao longo do mês de agosto para celebração dos 50 anos de Relações Diplomáticas entre Brasil e China.
A apresentação possui entrada franca e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. Além dos violões, a Orquestra Forte de Copacabana reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria.
Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. O repertório do dia contará também com duas músicas chinesas arranjadas especialmente para o projeto.
A apresentação é parte de um circuito de eventos que a Orquestra vem realizando fora do Forte de Copacabana e que já passou por locais como o Theatro Municipal de Niterói, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Parque Madureira e Centro da Música Carioca Artur da Távola.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL, Já os patrocinadores são a ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e a Tijoá Energia.
Orquestra Forte de Copacabana
Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.
Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.
SERVIÇO:
Orquestra Forte de Copacabana
Data: 22 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Raul Cortez – Praça da Emancipação, S/N – Vila Meriti, Duque de Caxias
Livre. 50 minutos
Grátis, com retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo