Jornal DR1

Maioria dos pets latinos são idosos e merecem cuidados especiais

Veterinária alerta para saúde ocular

Cães são mais que animais de estimação: são membros queridos e leais de nossas famílias. E, assim como nós, à medida que envelhecem necessitam de cuidados extras para garantir que desfrutem de uma qualidade de vida excelente. Falar sobre esse assunto é de extrema importância hoje porque mais de 50% da população pet tem mais de oito anos de idade na América Latina, segundo levantamento realizado pela DogHero.

Entre os problemas mais comuns, a veterinária Ana Iris Batista aponta que estão a artrite, doença cardíaca, diabetes, insuficiência renal, câncer, problemas cognitivos, perda de mobilidade e declínio na visão. “A prevenção sempre é o melhor caminho e para manter a qualidade de vida do seu cachorro é importante oferecer uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, realizar exames periódicos, e ajustar o ambiente para acomodar as novas necessidades dessa fase de vida canina”, destaca.

Um dos aspectos mais críticos é a saúde ocular, pois os cães também podem desenvolver condições oculares similares às nossas como catarata, glaucoma, olho seco e degeneração de retina. Por isso, monitorar regularmente a visão do seu pet é fundamental para detectar qualquer problema precocemente e buscar tratamento adequado.

Entre as soluções que melhoram este ponto da vida dos pets mais velhos está a Blindog, um dispositivo inteligente que permite que cães cegos possam se locomover sem se ferir. O produto foi criado por Luana Wandecy para a sua doguinha, Princesa, quando perdeu a visão: “À medida que minha cachorrinha envelhecia e perdia a visão, ela começou a se machucar frequentemente, colidindo com paredes e móveis. Eu e minha família procuramos e não encontramos nada que a permitisse andar sem se machucar. Nessa jornada, em busca de uma solução, criei a Blindog, um dispositivo inteligente que em sete dias devolve a mobilidade e autonomia a pets cegos”, explica a jovem que é engenheira e por conta de sua solução foi eleita uma das Innovators Under 35 da MIT Business Review, uma seleta lista das mentes mais inovadoras do país.

“É importante, nessa fase de vida do seu pet, proporcioná-lo conforto e apoio. Cuidar de um cão idoso exige um pouco mais de tempo e dedicação, mas o amor incondicional e a alegria que eles trazem às nossas vidas fazem cada esforço valer a pena. Com os cuidados certos, podemos garantir que nossos amigos peludos aproveitem cada momento de suas vidas, independentemente da idade”, finaliza a médica veterinária.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24