Jornal DR1

Morre ator Emiliano Queiroz, aos 88 anos

Intérprete do inesquecível “Dirceu Borboleta”, de ‘O bem-amado’, ator fez parte de primeira novela da Globo

Morreu, na manhã desta sexta-feira (04/10), aos 88 anos, o ator Emiliano Queiroz. O artista integrou o elenco de “Ilusões perdidas” (1965), a primeira novela da TV Globo, e interpretou personagens de sucesso, entre os quais Dirceu Borboleta, de “O bem-amado” (1973), e Juca Cipó, de “Irmãos Coragem (1970).

Nascido no litoral do Ceará no imo de uma família de raízes luso-neerlandesas, quando tinha quatro anos seu pai o levou para assistir a O Mártir do Gólgota, peça de Enrique Pérez Escrich, despertando definitivamente a sua vocação. Quando tinha dez anos sua família mudou-se para Fortaleza. Decidido a seguir a carreira artística, aos catorze anos entrou para o Teatro Experimental de Arte, uma importante companhia cearense. Pouco depois, começou a trabalhar na Ceará Rádio Clube. Aos dezessete anos, pegou carona num caminhão e foi para São Paulo, onde chegou a fazer pequenos papéis em peças como “O pagador de promessas”, de Dias Gomes, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Três anos mais tarde, voltou para Fortaleza, onde trabalhou por dois anos como ator, humorista, apresentador de programas, produtor, cenógrafo e contrarregra na TV Ceará.

O artista estava internado, há dez dias, na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar problemas no coração. A causa da morte foi uma parada cardíaca.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24