Jornal DR1

Manaká celebra a infância com apresentação gratuita no dia 17/10 no Centro do Rio

Banda está em cartaz com o espetáculo “Sim, Viver é um presente” no Centro Cultural BNDES às 19 horas

Brincadeiras livres, canções com ritmos variados e letras que destacam o elo familiar, a liberdade do brincar, a delícia que é estar na natureza, promovem a infância como um estado de espírito onde a vida pode SIM ser linda e o mundo belo! Tudo isso integra o trabalho do Manaká, dupla formada pelos artistas Liv Isthar e XÁ, que se apresenta na quinta-feira (17), às 19 horas, no Centro Cultural BNDES com o show “Sim, viver é um presente!”. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

O Manaká vem celebrar a infância através de um espetáculo de música criado especialmente para o público infantil e suas famílias. O show apresenta músicas autorais que mesclam diversos ritmos como forró, o samba-canção, o choro, folk e até rock. Todos os gêneros interagem com a contação de histórias e, sobretudo, com tom da condução do espetáculo, repleto de graça, emoção e alto astral.

Participação em mostra de cinema infantil

Além do trabalho nos palcos, o Manaká também tem feito sucesso nas telonas. Com participação recente na 25ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, o grupo integrou o evento com duas obras: o filme Sim, viver é um presente e a participação na trilha sonora Antigas brincadeiras.

Na primeira produção, dirigida por Luiz Antônio Igreja, o musical conta a história do menino David, de 8 anos. Ele acorda para uma aventura única e especial quando o sol se levanta e desperta os passarinhos. A partir deste acontecimento, o garoto percebe como o dia presente é algo mágico.

Já o documentário, que tem direção de Cristian de Ciâncio, mostra como ainda hoje divertimentos de gerações passadas se mantêm vivos em sua essência. Através de um mergulho na memória afetiva dos adultos, o filme mostra inúmeros registros da expressão mais genuína da vida, o brincar. E o Manaká participa com trilhas que mesclam diversos gêneros.

Criadores do Manaká, os premiados cantores e atores Liv Isthar e XÁ, não só cantam como usam de recursos cênicos e de sua vasta experiência como artistas e até mesmo de suas biografias para criar um ambiente de sentidos. Histórias reais e fantásticas, causos, brincadeiras e interação marcam a plateia num clima vibrante onde a infância é verdadeiramente celebrada!

O casal é acompanhado ao vivo pela banda formada pela performer e atriz de origem indígena Viv Anne, pelo percussionista Ian Moreira, o pelo maestro e pianista cego Wanderson Pereira.

O começo

Tudo começou com o encontro profissional entre XÁ e Liv na criação de um espetáculo em 2006, em São Paulo. Hoje, compõem uma família formada através da arte e do amor. E foi a partir do nascimento do primogênito, Davi (13), que o casal começou a produzir músicas para a infância (crianças, familiares, educadores, etc) e formaram o Manaká. Ela, curitibana, formada em rádio e tv, atriz premiada, compositora e cantora. Ele, mineiro, estudante de antroposofia e pedagogia waldorf, teve passagem pela novela Chiquititas com o personagem Tatu (anos 1990) e escreve músicas, espetáculos, séries e filmes.

Atualmente, o Manaká está no ar com dez canções que compõem a trilha sonora do programa “O Plano Mágico da Ju”, da TV Cultura. Além disso, estão presentes cantando músicas originais no seriado “O Menino Mais Rico do Mundo”, disponível no canal a cabo Nicklodeon e no streaming por meio do Paramount +, projeto criado por XÁ e vencedor do prêmio de obra seriada para crianças pelo Ministério da Cultura/Ancine.

Por todas as realizações feitas com o público infantil, o Manaká foi eleito pelo jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos musicais para crianças na atualidade. E também tornou-se conhecido em todo o Brasil ao se apresentar no programa “Quintal da Cultura”.

SERVIÇO

Espetáculo “Sim, viver é um presente” com o Manaká

Data: 17 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Centro Cultural BNDES

Endereço: Avenida República do Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro-RJ (ao lado da entrada do metrô Carioca).

Entrada franca

Classificação livre 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded