Jornal DR1

Saúde Bucal: Causas da glândula submandibular inchada

Você sabe o que é glândula submandibular? A glândula fica na frente da curvatura da mandíbula, a sua principal função é produzir e liberar a saliva para a cavidade oral.

A sialolitíase é uma condição que pode causar o bloqueio no fluxo da saliva, por conta dos minerais presentes na saliva, como cálcio, fosfato e carbonato, que podem cristalizar e se depositar nos ductos da glândula salivar, causando desconforto, dor e inchaço na mandíbula e ainda pode dificultar a alimentação, prejudicando ao mastigar e engolir. A glândula submandibular inchada pode ser causada por infecções bacterianas na boca ou garganta, que é chamada de sialadenite, esse tipo de infecção pode ser provocado pelo acúmulo de saliva que facilita o crescimento de bactérias, dificultando manter a limpeza natural da boca, a falta de escovação favorece o surgimento de resíduo, e que tenha febre e fraqueza.

Alguns remédios têm como efeito colateral a diminuição da saliva, ocasionando o surgimento como boca seca, não podendo esquecer que a saliva ajuda a manter a boca limpa e livre das bactérias e com isso pode ocorrer a diminuição do fluxo salivar, o organismo fica suscetível às infecções. Os pacientes que passam por tratamentos de radioterapia e quimioterapia, podem ter as glândulas salivares danificadas. A baixa produção de saliva é a xerostomia, que o ocasiona a diminuição na salivação pode provocar um desequilíbrio na boca e a consequência disso é uma propensão maior a infecções, inflamações e outros doenças bucais e com a falta de saliva o suficiente, ira dificultar a remover os resíduos de alimentos, bactérias e outras partículas da boca.

O primeiro passo é descobrir as causas da glândula submandibular inchada e para isso precisamos de uma avaliação de um especialista para o diagnóstico correto e com a causa identificada, se for por uma infecção, poderão ser receitados antibióticos e analgésicos para aliviar a dor e o inchaço na mandíbula e se for identificado cálculo na glândula salivar, a ingestão de líquidos ácidos pode contribuir para dissolver a massa. Mas dependendo do tamanho do cálculo, a remoção por meio da cirurgia de sialoendoscopia pode ser a solução. 

Mas fique atento, pois a glândula submandibular aumentada é causada por um tumor, o tratamento depende do tipo e da natureza do nódulo, se ele é benigno ou maligno, diante desse diagnóstico, as opções mudam, desde a remoção cirúrgica, até sessões de radioterapia ou quimioterapia.

Como prevenir a glândula submandibular inchada? Beber bastante água ao longo do dia, o recomendado é em média, um adulto precisa de 2 litros diários. Pois a saliva é composta principalmente de água, e a hidratação é essencial para a saúde salivar e para o corpo. Se você tiver dor ou inchaço na glândula submandibular, o ideal é procurar por um Estomatologista, que é um dentista especialista em diagnosticar e tratar doenças da boca.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 12 NOV 24