A comunidade de Povoação, em Linhares (ES) que tem em média 3000 habitantes foi protagonista da revitalização da Rua Histórica.
A rua onde nasceu o distrito foi escolhida como foco do Projeto Mosaico, uma iniciativa dedicada a transformação dos espaços e fortalecimento da economia local.
A renovação contou com a participação ativa da comunidade e o envolvimento dos moradores garantiu que a preservação da identidade cultural do distrito, refletindo suas tradições e valores.
A artista visual Ana Clara Lemos colaborou na colagem dos diversos lambe-lambes que cobriram a vila e também na realização de pinturas típicas em comércios locais.
“A revitalização de espaços públicos e escolas reafirma a importância da participação comunitária e do fomento à cultura local como motores para o desenvolvimento econômico e social das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão”, ressalta.
Os trabalhos do Projeto Mosaico incluem: Restauração da fachada de 30 imóveis, Melhorias em paisagismo, Instalação de murais que refletem a cultura local, Priorização da contratação de profissionais locais.
Desde fevereiro de 2024, o Projeto Mosaico já restaurou a fachada de 30 imóveis no distrito, além de realizar melhorias em paisagismo, iluminação e instalação de murais que refletem a rica cultura local.
Os trabalhos priorizam a contratação de profissionais locais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e estimulando a economia do distrito ao criar empregos na região. Arquitetos, pedreiros e eletricistas da comunidade estiveram à frente das reformas, que incluíram reparos em muros, esquadrias e fachadas, além de um profundo trabalho de recuperação da memória local, inspirado em elementos culturais como o Congo e a pesca tradicional.
A revitalização da Rua Histórica e de duas escolas municipais de educação infantil reforça a importância da participação comunitária e do fomento à cultura local.