“Porque nós não estamos lutando contra gente feita de carne e sangue, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Ef 6,12).
No versículo acima, vemos que mesmo sabendo que já é um derrotado, Satanás é altamente organizado e comanda uma hierarquia infernal. Ele está no comando dos espíritos malignos dividido da seguinte forma: Principados; Potestades; Príncipe das trevas e Hostes espirituais da maldade.
O Cristão está engajado no conflito espiritual com o mal. Esse conflito é descrito como o combate da Fé. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (2 Cor 10,4).
“Milita a boa milícia da Fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1Tm 6,12).
A vitória do Cristão foi obtida pelo próprio Jesus Cristo, mediante a sua morte na cruz. Jesus travou uma batalha triunfante contra Satanás, desarmou as potências e potestades malignas. “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”(Cl 2,15).
E levou os cativos com Ele. “… Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro…”(Ef 4,8).
E redimiu o Cristão do domínio do maligno “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Ef 1,7-8). “Para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.” (At 26,18).
O Cristão tem que ter a certeza de que Jesus Cristo está com ele. ” Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mt 28,20b). “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.” (Cl 1,13-17).
Satanás é o Príncipe deste século e o mundo jaz maligno.(1 Jo 5,19). E, o principal plano do diabo é matar, roubar e destruir a humanidade se pudesse, é claro. (Jo 10,10). Satanás é tão terrível que pode transformar um simples fato em um caos na vida de qualquer pessoa que não vigie. E para se livrar do domínio de Satanás, convide Jesus Cristo, para ser o seu Senhor e Salvador, independente de sua religião, Não estou pedindo para você trocar, mas para convidá-lo para ser o seu amigo de todas as horas.
“…Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10.8-13).
Jesus Cristo é a nossa força!