Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A Bíblia como ela é: O amor fraternal

Foto: Reprodução

“E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção. Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males…antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência…” (1Pe 3, 8-16).

Aqui, o apóstolo Pedro, cita o Salmo 34.12-16 para ressaltar que  aquele que evita o mal, tanto nas palavras quanto nos atos e que busca a paz, terá uma vida cheia de bênçãos e do favor de Deus.

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.”(Mt 5.37). Pedro nos alerta para termos uma vida santificada em Cristo, e para isto, devemos conhecer a palavra de Deus e a sua vontade, a fim de testemunhar corretamente de Cristo e levar outras pessoas a Ele (2Tm 2,15; Jo 15,3).

Quando Pedro cita o Salmo de Davi, ele queria dizer ao povo de sua época, que o rei já alertava o povo sobre esse mal. “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente. A parte do mal faz o bem; procura a paz e segue-a.  Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor.  A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.” (Sl 34, 12-16).

Eu creio que até o rei Davi tinha um sério problema com a sua língua, não sei se ele falava demais ou que não devia. Porque o mesmo pediu proteção de Deus para livrar-se deste mal. 

“Põe, ó Senhor, um guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”(Sl 141.3). E no Salmo 39. Ele nos alerta para termos o cuidado com as nossas palavras, a brevidade e a vaidade da vida.

“Eu disse: ‘guardarei os meus caminhos para não delingüir com a minha língua; enfrentarei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim…'”

Salomão, também chama a nossa atenção, para termos cuidado com a língua e não ferir o nosso próximo e nos alerta que tudo que nós falamos, volta para nós. “Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios se fartará. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.”(Pv 18,20-21).

Então querido leitor! 

Temos que ter muito cuidado com o que falamos. Porque tudo que plantamos colhemos. 

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará.”(Gl 6.7).

Jesus Cristo é a nossa força!

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - 05/07/24