Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A Bíblia como ela é: Três tipos de pessoas – não sejas incrédulo, mas crente

Foto: Reprodução

O título expressa uma repreensão feita por Jesus a Tomé, um dos discípulos, que tendo caminhado com Jesus, duvidou quando os irmãos disseram ter visto Jesus ressurreto. A resposta foi dada de forma milagrosa, estando todos dentro da casa, com as portas trancadas por causa dos judeus, e Jesus pôs-se no meio deles. Então devemos levar em consideração que não há trancas ou ferrolhos que impeçam o agir de Jesus na vida daqueles que creem.

“Então disse a Tomé: ‘Põe aqui teu dedo e vê minhas mãos! Estenda também tua mão e põe-na em meu lado e não sejas incrédulo, mas crente.'” (Jo 20.27).

Uma das coisas mais importantes na vida é a confiança. Confiar nos destrava a alma, nos faz abrir os nossos tesouros pessoais e compartilhar a vida. Para um país dito cristão, com a Bíblia à disposição, falando de Deus de forma corriqueira, vivemos muito pouco do que a fé nos propõe vivenciarmos.

Quando Deus começou a construir uma nação, chamando Abraão, iniciou aí uma caminhada de fé Naquele que é invisível mas real e que pode fazer todas as coisas, Aquele que reina sobre a terra e os céus. O nosso maior problema é que não conseguimos ter uma visão fortalecida pela luz da Palavra. Abraão recebeu de Deus uma promessa e teve que exercitar a sua fé na caminhada diária, mantendo o foco naquilo que lhe foi dito e até que se cumprisse. Abraão conseguiu discernir a voz de Deus ainda dentro do seu povo em Ur dos Caldeus e seguiu na direção dada que não tinha um ponto de chegada, mas era a condução para uma terra ainda a ser mostrada. Ele resolveu obedecer ao chamado e seguir Àquele que conduz a humanidade, mesmo que esta não perceba.

“Está escrito” é algo que vai além da leitura comum e da história de vidas que interagiram com Deus, é participar daquilo que Deus tem para a vida do ser humano, criado à Sua imagem e semelhança.

Quando Jesus diz: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os vossos cabelos foram contados.”(Mt 10.29-30).

Estes dois versículos estão dentro de um contexto de fé, como em toda a Palavra de Deus, e eles nos trazem ao pensamento algo que talvez nem percebamos: Pensemos sobre os passarinhos, que são presos ou mortos, não imaginamos que há permissão ou vontade de Deus para todas as coisas na face da terra, assim como os nossos fios de cabelos, todos os dias, penteando os cabelos várias vezes ao dia, vemos os fios soltos e não imaginamos que a quantidade completa deles está contada por Deus, assim como a quantidade de dias que vivemos sobre a terra.

“Teus olhos viram meu corpo sem forma, e em teu livro tudo foi escrito, todos os dias que forma ordenados para mim, quando ainda não havia nenhum deles.”(Sl 139.16)

Isaías é um livro profético acerca do Messias, ele leva para os seus dias um planejamento futuro de Deus e uma contundente repreensão acerca do comportamento do povo de Deus, sua falta de atenção àquilo que Deus fala. Oséias nos diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento do próprio Deus(4.6), Aquele que é capaz de conhecer o futuro, que conhece nossas palavras nem elas saíram de nossas bocas, significando que conhece os nossos pensamentos e intenções.

Podemos ver que a fé é, portanto, um exercício a partir de uma visão e confiança em alguém que tem credibilidade.

Jesus Cristo é a nossa força!!!

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença