Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A vida com um pet: evolução e aprendizado

Ter um animal de estimação é tudo de bom! Não à toa, existem cerca de 132 milhões de pets espalhados pelas casas das famílias brasileiras. Atualmente, o Brasil é o 4° país do mundo em quantidade de animais domésticos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de ótimas companhias, eles também proporcionam diversos aprendizados para as famílias das quais fazem parte.

Só quem tem pet em casa sabe como é inspiradora a fidelidade dos bichos. Não existe julgamento por parte dos pets. Eles estão sempre presentes – seja com “lambeijos”, alguma graça para fazer o tutor rir ou apenas estando presentes.

Já foi cientificamente comprovado que o contato entre humanos e animais ajuda na liberação de diversos hormônios como a endorfina e ocitocina, as quais ajudam no equilíbrio do nosso humor. Sem julgar, os pets nos aceitam da forma que somos, e ajudam na solidão, na motivação e na sociabilidade.

Em um mundo em que tantos animais correm riscos de extinção devido à caça e à desvalorização da fauna, ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente é essencial para o futuro do planeta. Uma das formas mais eficazes de ensinar os pequenos essa lição é coloca-los em contato direto com os animais. Desse modo, fica mais fácil assimilar a importância dos cuidados com os animais e com o planeta por conta do vínculo criado com o pet, podendo ser o exemplo de como agir com outros animais.

Criar um animal de estimação também é um estímulo para iniciar uma vida responsável, pois não basta ter um pet para se chamar de tutor, é necessário garantir o bem-estar dos animais, para isso, uma série de obrigações diárias se faz necessária. Oferecer alimentação e hidratação aos animais, limpar o habitat do pet, seja pelas necessidades feitas ou para garantir um ambiente confortável, entre outras.

Brincadeiras e atividades também são bem aceitas, porém devem sempre respeitar as limitações dos animais, assim como acontece com as crianças quando recém-nascidos ou ainda muito pequenos.

Tudo há seu tempo e com responsabilidade, seguindo essa receita, o desempenho humano e animal crescerá junto física e mentalmente.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20