Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Amazon e o esquema de comentários falsos

A equipe de segurança da empresa Safety Dectectives descobriu um golpe elaborado na Amazon que tem como objetivo fazer avaliações falsas em produtos, dando a eles maior destaque nas pesquisas com elogios e recomendações após um pagamento.

O processo é bastante simples: um vendedor contrata o serviço de falsas análises e envia o produto para os participantes a partir de uma compra comum na Amazon. O comprador, por sua vez, deixa um comentário bastante elogioso e pede reembolso do item para receber o dinheiro de volta. Como pagamento pela participação, ele pode ficar com o que foi comprado e ainda receber um valor adicional via PayPal.

A descoberta só foi possível após um vazamento de dados que expôs todos os participantes do golpe – mais de 200 mil – em um arquivo de 7 GB de informações que faz parte de um vazamento maior. Esses dados podem servir em investigações criminais ou até serem usados para a aplicação de outros golpes virtuais, já que contêm endereços de e-mail, números de telefone e nomes de usuário.

Um levantamento conduzido pela empresa de análise de mercado Fakespot constatou que, de 720 milhões de reviews de produtos vendidos pela Amazon entre março e setembro de 2020, 42% – ou 302,4 milhões – são completamente falsos.

A Amazon sempre enfrentou problemas com testemunhos falsos de consumidores que dizem ter testado um produto, quando na verdade não o fizeram. Hoje, o ato de publicar uma falsa análise de uma determinada oferta constitui um mercado paralelo próprio. Um review falso pode levantar ou destruir a credibilidade de uma marca, e vem afetando diversas plataformas como acontece no mercado de jogos eletrônicos.

A Amazon, por sua vez refutou os números publicados e declarou: “Empresas como a Fakespot ou a ReviewMeta, que dizem fazer checagens de reviews, não podem determinar com precisão a autenticidade destas informações porque eles não têm acesso aos dados legítimos da Amazon. Eles não têm acesso aos consumidores, vendedores ou o histórico dos produtos”.

Aisha Raquel Ali
Webdesigner, assessoria em social media e marketing
aisha.raquel@jornaldr1.com.br

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias