Janaína Pires das Neves
Era uma vez um coral que estava concorrendo em um festival de corais. Todavia, seu maestro não sabia que música escolher para a apresentação. Ele então pediu ajuda a Deus. Foi quando adormeceu. Ao abrir os olhos, se viu no meio de uma savana africana. Junto a ele, muitos homens buscavam o Santo Graal. Já o regente pensava: “O que estou fazendo aqui?” Entretanto, uma voz lhe dizia: “Continue, siga sua intuição.”
Cristãos, muçulmanos, judeus, indianos, e diferentes raças e credos. Todos buscavam o cálice sagrado. E o maestro estava ali como um preto com roupa de pajé. Enquanto todos lutavam para encontrar o objeto sagrado primeiro, ele pedia: “Senhor, me mostra o caminho”. Foi quando Deus lhe respondeu: “Vá até a árvore da vida.” Ao que seu humilde servo respondeu: “Mas eu não sei onde está a árvore.” “Vá e não peques mais. Ilumine o seu Sol que acharás”.
Depois de falar com Deus, o maestro refletiu. Seguiu os conselhos divinos e caminhou em direção ao nascer do sol. Avistou uma grande árvore e pensou: “Só pode ser esta”. E começou a cavar até achar o Santo Graal. Após encontrá-lo, ele começou a cantar a oração do Pai Nosso no dialeto africano yorubá. “Baba Yetu me re”… E sua voz chamou a atenção das tribos que lutavam entre si. E elas vieram cantar junto com ele.
“Ele nasceu! O amor em forma de gente nasceu para salvar o mundo! Começa a era de ouro! Prema nasceu! O amor nasceu e venceu no mundo liberto do sofrimento”, exclamava o maestro. Após aquele momento, as diferentes tribos se uniram e a Terra viveu em paz.
Porém, ele acordou do sonho. Ou será que não foi sonho? E então ele falou aos cantores do coral que eles iam cantar o Baba Yetu. Explicou que era uma oração muito poderosa, que era o Pai Nosso no dialeto yorubá. E quando se viram no palco foi aquela euforia. Ao final da apresentação, todos aplaudiram de pé. O regente então disse: “Nada disso aconteceria se não houvesse uma Estrela Guia. Se não existissem vocês e o mundo que queremos. É importante sabermos que está em nossas mãos. Agradeço a todos”.
E ao fim de tudo aquilo o maestro pensou: “Será que foi um sonho? Ou será que era uma outra vida? Ou o futuro? Nunca saberei. Só sei que ele nasceu dentro de mim outra vez”. Foi quando o regente avistou uma pomba branca indo em direção ao Sol e entendeu que havia encontrado sua resposta.
Baba Yetu (By Christopher Tin) Lord’s Prayer in Swahili – Alex Boyé, BYU Men’s Chorus/ Philharmonic : https://www.youtube.com/watch?v=vsINANZ6Riw