Jornal DR1

Ars Gratia Artis: A história de Baba Yetu

Reprodução

Janaína Pires das Neves

Era uma vez um coral que estava concorrendo em um festival de corais. Todavia, seu maestro não sabia que música escolher para a apresentação. Ele então pediu ajuda a Deus. Foi quando adormeceu. Ao abrir os olhos, se viu no meio de uma savana africana. Junto a ele, muitos homens buscavam o Santo Graal. Já o regente pensava: “O que estou fazendo aqui?” Entretanto, uma voz lhe dizia: “Continue, siga sua intuição.” 

Cristãos, muçulmanos, judeus, indianos, e diferentes raças e credos. Todos buscavam o cálice sagrado. E o maestro estava ali como um preto com roupa de pajé. Enquanto todos lutavam  para encontrar o objeto sagrado primeiro, ele pedia: “Senhor, me mostra o caminho”.  Foi quando Deus lhe respondeu: “Vá até a árvore da vida.” Ao que seu humilde servo respondeu: “Mas eu não sei onde está a árvore.” “Vá e não peques mais. Ilumine o seu Sol que acharás”.
Depois de falar com Deus, o maestro refletiu. Seguiu os conselhos divinos e caminhou em direção ao nascer do sol. Avistou uma grande árvore e pensou: “Só pode ser esta”. E começou a cavar até achar o Santo Graal. Após encontrá-lo, ele começou a cantar a oração do Pai Nosso no dialeto africano yorubá. “Baba Yetu me re”… E sua voz chamou a atenção das tribos que lutavam entre si. E elas vieram cantar junto com ele. 

“Ele nasceu! O amor em forma de gente nasceu para salvar o mundo! Começa a era de ouro! Prema nasceu! O amor nasceu e venceu no mundo liberto do sofrimento”, exclamava o maestro. Após aquele momento,  as diferentes tribos se uniram e a Terra viveu em paz. 

Porém, ele acordou do sonho. Ou será que não foi sonho? E então ele falou aos cantores do coral que eles iam cantar o Baba Yetu. Explicou que era uma oração muito poderosa, que era o Pai Nosso no dialeto yorubá. E quando se viram no palco foi aquela euforia. Ao final da apresentação, todos aplaudiram de pé. O regente então disse: “Nada disso aconteceria se não houvesse uma Estrela Guia. Se não existissem vocês e o mundo que queremos. É importante sabermos que está em nossas mãos. Agradeço a todos”. 

E ao fim de tudo aquilo o maestro pensou: “Será que foi um sonho? Ou será que era uma outra vida? Ou o futuro? Nunca saberei. Só sei que ele nasceu dentro de mim outra vez”.  Foi quando o regente avistou uma pomba branca indo em direção ao Sol e entendeu que havia encontrado sua resposta.

Baba Yetu (By Christopher Tin) Lord’s Prayer in Swahili – Alex Boyé, BYU Men’s Chorus/ Philharmonic : https://www.youtube.com/watch?v=vsINANZ6Riw

Confira também

Nosso canal