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Ars Gratia Artis: Folclore Eslavo: Baba Yaga

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‘Baba Yaga é vista como uma bruxa da floresta, mas sua história é tão antiga e diversa que a misteriosa figura ora é vista como boa, ora é vista como má. Confira as origens da lenda e mais 5 aparições dela na cultura pop.

A primeira menção conhecida a Baba Yaga se deu em 1755, no livro “Gramática Russa” de Mikhail V. Lomonosov. Nele, Baba Yaga aparece como uma importante figura da tradição folclórica eslava, mas sem uma correspondência em outras mitologias, destacando sua singularidade. Ela não é vista como uma deusa, mas como um ser mágico que consegue voar com a ajuda de alguns instrumentos como um almofariz (uma espécie de pilão) ou um caldeirão.

As lendas envolvendo seu nome normalmente a descrevem como uma mulher velha, de aparência desagradável e que, por muitas vezes, é associada ao canibalismo, chegando a oferecer um braço humano como refeição a uma garota. Em algumas dessas lendas, Baba Yaga ajuda os que são puros de coração e tem o poder de sentir o “cheiro russo” das pessoas que se aproximam.

Outra variação de sua lenda é de que Baba Yaga, na verdade, são 3 irmãs, todas tendo o mesmo nome e habitando casas idênticas, que podem ser encontradas próximas umas às outras. Essa descrição de Baba Yaga se assemelha às lendas das górgonas gregas.

Por outro lado, existe um ramo de lendas de Baba Yaga que a associa a conhecimentos ancestrais envolvendo poderes sobrenaturais, dentre eles, o de comandar os “três cavaleiros” — o cavaleiro branco do amanhecer, o cavaleiro vermelho do nascer do sol e o cavaleiro negro do anoitecer. Nesse ramo de lendas, Baba Yaga é um ser poderoso e importante.

Apesar de ser difícil de rastrear uma origem única, historiadores acreditam que ela era vista como uma divindade poderosa por vários povos, quase como uma deusa, mas essa visão mudou conforme o cristianismo se espalhou pela Europa e Baba Yaga passou a ser demonizada e temida.

A casa da Baba Yaga é uma presença constante nas lendas. Apoiada sobre um ou dois pés de galinha, ela tem a capacidade de caminhar pela floresta, permitindo que Baba Yaga possa se mudar sempre que quiser ou precisar. Em algumas lendas, a casa é usada como prisão para crianças que Baba Yaga encontra pela floresta. Ela também é decorada com crânios e ossos dos animais (e humanos) que foram devorados.

Uma das versões mais conhecidas da lenda, “The Maiden Tsar”, foi compilada por Alexander Afanasyev no século XIX. Na história, o personagem principal, Ivan, encontra as três casas Baba Yaga girando na floresta, indicando que as casas estão sob alguma forte emoção…’.