Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Ars Gratia Artis: Projeto Devaneios Lei de Incentivo à Cultura ICMS Aprovado SECEC RJ

Catálogo de Sonhos - Ilustração de João Luis Leal Maia Calonio

Era início de 2022; começa o período letivo na Faculdade de Psicologia e Bernardo avisa seu pai que precisaria de ajuda com uma matéria, o que não é de seu costume… mas a professora indicou um autor desconhecido, de um livro misterioso, a turma estava em polvorosa, era necessário fazer um trabalho sobre ele. Então, Bernardo passa o livro para o Alfredo, que começa a leitura, se comprometendo a lhe avisar tão logo a termine… Quem seria ‘Álvaro Roux Rosa’?

Compromisso firmado: tão logo o livro fosse lido, Alfredo avisaria, porque lhe foi dito que um novo fragmento surgirá, mas que só poderia ser revelado após a leitura integral de todos os Capítulos, chamada de vídeo, com a última revelação: mais um texto…  era tudo um extraordinário embuste… o livro foi feito para ser uma armadilha literária, para o pai… e serviu, funcionou, enredou… encantou.

Entra em cena um grande amigo e artista, o João Calonio, que se anima a compor ilustrações personalizadas para alguns dos textos… durante este período, representando o Jornal DR1, Alfredo vai assistir à peça ‘O Segredo de Areia’, publicando sua elogiosa crítica. Conhece Delson, Sacha e a CIA Janela Azul…

Nos ‘Devaneios de um Homem Louco’, Bernardo dá vida a entidades fantásticas, acontecimentos insuspeitos. A comicidade surrealista e o convite à liberdade de espírito são o originalíssimo pano de fundo para o desenrolar de uma trama de histórias aparentemente desconectadas… que destroem as amarras da ‘normalidade padronizante’; celebram o lirismo imaginativo; vivificam a sensibilidade diante da violência das guerras; revelam as ‘máscaras sociais’, úteis à manutenção de uma repetição infindável de despropósitos; expõem o angustiante conflito existencial diante de uma humanidade em franca decadência e uma divindade distante, inflexível, tendo por contraponto Sua maior criação, em crescente desonra à sabedoria ancestral, à Terra e aos seus irmãos, todos os seres vivos.

Passado o lançamento, ocorrido em dezembro de 2022 na sede da FALB, Federação das Academias Brasileiras de Letras, como apoio do Jornal DR1 e da Editora ZMF, seguiram-se novos passos: o livro hoje é o centro de um Projeto Aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, amparado pela Lei do ICMS de Incentivo à Cultura, que pretende distribuí-lo em dezenas de Escolas Públicas do RJ, realizando concurso literário baseado em seus personagens.

Empresas que pagam ICMS podem patrocinar o Projeto a custo zero, difundindo sua marca, colaborando com uma ação de cunho sociocultural direcionada especialmente aos jovens do Ensino Médio, com proposta inclusive de produção de Audiolivro. 

Para maiores informações, contacte este colunista.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20