Poucos sabem da importante contribuição das mulheres no automobilismo então vamos a um breve resumo.
Bertha Benz que foi a primeiro piloto de teste da história, no ano de 1888, dirigiu o Patent-Motorwagen Nº 3, fazendo a primeira viagem de longa distância com veículo motorizado.
A primeira habilitação para uma mulher dirigir, foi concedida em 1898, na França, para a Duquesa Anne d’Uzés, que algum tempo depois fundou o primeiro clube feminino do automóvel da França!
O primeiro limpador de pára-brisa foi inventado em 1903 pela norte-americana Mary Anderson, que durante uma viagem a Nova Iorque viu que os condutores dos bondes precisavam abrir as janelas sempre que chovia.
A primeira mulher a participar de um rali em 1901 foi a francesa Madame Camille Gamond Du Gast, entre as cidades de Paris e Berlim. Ela dirigia um Panhard-Levassor de 20 cv , largando em 122º lugar e terminando em 33º na classificação geral.
Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a participar da Fórmula 1 entre 1958 e 1959.
Lella Lombardi também dirigiu na Fórmula 1, entre 1974 e 1976.
A italiana Giovanna Amati foi a última mulher a participar da Fórmula 1, em 1992.
Danica Patrick é atualmente piloto da Nascar, e tem o título de mulher mais bem-sucedida no automobilismo!
Ela é norte-americana e é a primeira mulher a conquistar a pole position, a primeira posição no grid de largada na Nascar, com vitória obtida no ano de 2013, na prova Daytona 500, a mais importante e tradicional da categoria!
Além disso, ganhou o título de primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula Indy em 2008, e foi também a primeira a subir ao pódio na famosa corrida das 500 Milhas de Indianápolis em 2009, chegando em terceiro lugar!
E no próximo dia 22 de novembro, em Interlagos, a corrida dos 500 km de São Paulo, teve a participação da piloto Lu Klai, que representará a força da mulher no automobilismo nacional.
Marcelo Servidone
Dr. CEO Grupo Servidone