Anteriormente, conferimos as 3 primeiras etapas de um plano de ação, que levaria você aos primeiros passos rumo ao ponto mais ajustado para o seu negócio; passando pelas questões que envolvem o público-alvo, lista dos concorrentes de sucesso, onde se encontram, entre outras. Agora, vem conferir comigo as últimas 3 dicas que farão toda a diferença para a prosperidade do seu negócio.
Muito embora nesse momento tudo ainda passe pelo planejamento, a pergunta que versa sobre a 4ª etapa desse processo é: Qual é o seu orçamento máximo para investir ou alugar a loja? Inclusive, indico o aluguel, mas a opção é inteiramente sua. Ainda nesse sentido, tenha muito cuidado para não dar um passo maior que a sua perna, ou seja, é imprescindível que caiba no seu bolso. Pois existirão vários outros custos nos próximos meses, como: Gastos com funcionários, luz, telefone, reposição de matéria prima etc. Então, caro leitor, nem pensar em alugar o ponto que fica do lado da sua casa, mas que irá custar 20% a mais do que o seu orçamento, porque a matemática é implacável.
5ª etapa: Escolha as 3 regiões mais promissoras e ponha o pé na rua para avaliar de perto; então, fale com outras lojas da região, verifique se esses comércios são complementares ao seu negócio ou se na verdade existem muitos concorrentes; fale com os consumidores que estiverem próximos, vá em dias e horários diferentes durante a semana, vá em meses distintos, marque presença aos finais de semana e verifique se tem feira no local, porque esse fator pode obstruir o acesso ao seu comércio. Faça também análises como: Existe facilidade tanto no transporte público, quanto para carros chegarem até a minha loja? Se o seu negócio estiver posicionado em frente a um ponto de ônibus as chances de consumo aumentarão. Todavia, atente-se, pois se o seu público-alvo estiver passando de carro, o ponto de ônibus irá lhe prejudicar bloqueando o acesso das pessoas. Além disso, no caso de uma sorveteria, o seu local pretendido fornece a sombra que o concorrente não está oferecendo naqueles dias quentes de verão? Entretanto, sempre leve muito em conta a acessibilidade ao seu negócio e prefira locais onde o seu público-alvo passa com frequência. A menos que você esteja oferecendo gratuidade em seus produtos ou serviços, siga esse conselho à risca.
6ª etapa: Como diz, Luigi Salvaneshi, “Você precisa estar onde o vento corre”, porém, logo após listar os pontos potenciais que cabem no seu bolso, defina as suas prioridades; assim sendo, previamente ao fechamento de qualquer contrato, negocie preço, condições de pagamento e outros fatores relevantes ao seu projeto. Ah! E antes da inauguração da loja, faça uma campanha de comunicação forte utilizando o gatilho mental da antecipação.
Contudo, ainda existem outras variações que irão definir o êxito do seu negócio, pois escolher o ponto certo, não é sinônimo de sucesso, mas escolher o ponto errado pode sim, ser igual ao fracasso. Então, mãos à obra?