Fundada por Lionel Borel em 2020, associação recebe denúncia e oferece prestação de serviços para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.
Henry Borel foi mais uma vítima da violência contra crianças no Brasil. Uma tragédia que marcou o Brasil, mais que infelizmente, não é a única. Dentre as mortes de crianças que repercutiram na mídia, o fato mais assustador é que o algoz dessas vítimas estavam dentro dos seus próprios âmbitos familiares.
Foi para lutar contra este descaso que Lionel Borel fundou a Associação Henry Borel, cuja missão é chamar atenção das autoridades para identificar situações e atos de violência que vitimam crianças e adolescentes no Estado do Rio de Janeiro. Da dor pela perda trágica do filho, Lionel tira força e impulso para continuar a buscar justiça, para que vítimas como estas sejam salvas e recebam respaldo da justiça, dentre elas, também seus pais enlutados ou que se veem impunes diante dos agressores de seus filhos.
A associação sem fins lucrativos possui outros desdobramentos de suas missão principal, dentre eles: promover a orientação jurídica, prestar auxílio psicológico, reivindicar o cumprimento das funções do Estado e contribuir para a formação de profissionais que atuam na área da infância e adolescência e da defesa do meio ambiente.
As demais missões e principais promoções podem ser vistas completas no site oficial da associação. O mesmo mostra um dado alarmante: de 2016 a 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – 7 mil por ano, na média anual. Outro dado tão nefasto quanto é de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano.
A luta de Lionel conquistou algo importante além da associação: Lei Nº 14.344, de 24 de Maio de 2022 – a ‘Lei Henry Borel’ – cujo objetivo é criar mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, a mesma dá respaldo judicial a ONG de mesmo nome.
É possível fazer denúncias, bem como fazer doações para a mesma continuar operando e manter a memória de Henry viva, impedindo que outras crianças passem o mesmo que ele passou. Sua sede é localizada no endereço Av. Salvador Allende, 6700, Loja 115 do Shopping Bandeirantes, no Recreio dos Bandeirantes. Também é possível se tornar voluntário da associação. Para doações e maiores informações, acesse o site oficial:
https://henryborel.com.br