As aulas presenciais foram retomadas nesta quarta-feira (24) em 38 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Nesta primeira fase, voltam parcialmente alunos da Pré-escola, 1.º e 2.º ano do Ensino Fundamental, que reúne cerca de 7 mil alunos nestas turmas. [Confira abaixo a lista de escolas que retomaram as atividades presenciais]
Veja também: Aplicativo para alunos da rede municipal que permite aulas on-line é lançado
A Secretaria Municipal de Educação informou que este retorno é opcional para as famílias e será progressivo.
Participam deste primeiro momento das aulas presenciais cerca de 210 professores. A prefeitura disse que toda semana uma lista de escolas aptas ao retorno presencial será atualizada no site da SME.
Ainda segundo o executivo municipal, as aulas presenciais ocorrem em unidades adequadas ao protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19.
A quantidade de alunos em cada escola fica condicionada à conjuntura epidemiológica de cada Região Administrativa da cidade: se a situação estiver Moderada (bandeira amarela), as unidades escolares poderão receber 75% de seus alunos; se estiver Alta (bandeira laranja), 50% de sua capacidade; e. se estiver Muito Alta (bandeira vermelha), 30% da capacidade.
A prefeitura disse que uma pesquisa com responsáveis de alunos das turmas aptas ao retorno presencial constatou que 82% deles desejam que seus filhos e filhas retornem às unidades escolares.
Fases
De acordo com o Plano de Volta às Aulas, na segunda etapa, voltam parcialmente alunos de creches, 3.º ao 6.º ano e 9.º ano. Na 3.ª e última etapa, mais alunos de creches, 6.º ano ao 8.º ano, PEJA e Classes Especiais. Conforme as escolas se adequem às regras, toda quinta-feira serão anunciados os nomes das unidades que retornarão na quarta seguinte.
O retorno é optativo para os alunos, e os professores que tiverem comorbidades não atuarão nas escolas, mas sim no modo remoto.
Material pedagógico
A prefeitura informou que os estudantes que optaram por retornar às aulas nesta quarta e os demais que seguirem no ensino remoto iniciarão o ano letivo presencial com uniforme e material pedagógico novo. O cartão alimentação no valor de R$ 54,25 também será entregue.
A retirada ocorrerá nas escolas. Os responsáveis serão convocados, de forma escalonada, pelas direções das unidades escolares para a retirada dos kits. Estarão disponíveis: materiais pedagógicos com lápis, borracha, caneta e outros itens; livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD); cadernos pedagógicos; uma camisa de uniforme para todos os alunos e uma camisa extra para estudantes em aula presencial; e um par de tênis por aluno em aula presencial.
Ensino remoto
Os estudantes da Rede Municipal também podem conferir as videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da Rede Municipal pela televisão.
O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme). Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial (http://multi.rio/rioeducanatv) reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.
Aplicativo
A Secretaria de Educação ainda disponibiliza o aplicativo Rioeduca em casa, que poderá ser baixado em smartphones dos estudantes e responsáveis.
O acesso é gratuito, pois a SME informou que irá patrocinar os dados para os alunos. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, vão receber o material didático impresso, o Material Rioeduca, e, em algum momento, irão às escolas deixar as atividades didáticas.
Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar suas atividades didáticas.
Confira lista de escolas que retomaram atividades presenciais:
– EM MARECHAL ESPERIDIÃO ROSAS – CAJU
– EM MEM DE SÁ – RIO COMPRIDO
– EM PEREIRA PASSOS – RIO COMPRIDO
– EM HUMBERTO DE CAMPOS – MANGUEIRA
– EM EDUCANDÁRIO ROMÃO DE MATTOS DUARTE – FLAMENGO
– EM VITAL BRASIL – CATETE
– EM BOMBEIRO GERALDO DIAS – TIJUCA
– EM FREI CASSIANO – TIJUCA
– EM MÁRIO FACCINI – ALTO DA BOA VISTA
– EM PROFESSOR AFONSO VÁRZEA -INHAÚMA
– EM JOSÉ EDUARDO DE MACEDO SOARES – LINS DE VASCONCELOS
– EM MEDEIROS E ALBUQUERQUE – ENGENHO NOVO
– EM WALT DISNEY – RAMOS
– EM CLÓVIS BEVILÁQUA – OLARIA
– EM SUÍÇA – PENHA
– EM SÃO JOÃO BATISTA – CORDOVIL
– EM PRESIDENTE GRONCHI – JARDIM AMÉRICA
– EM ALBERT SABIN – VILA DA PENHA
– EM MÁRIO PENNA DA ROCHA – HONÓRIO GURGEL
– EM MOZART LAGO – OSWALDO CRUZ
– EM ROSTHAM PEDRO DE FARIAS – CAVALCANTE
– EM MAURICE MAETERLINCK – GUADALUPE
– EM PROFESSOR ESCRAGNOLLE DÓRIA – PAVUNA
– EM TEMISTOCLES DALMÁCIO PEREIRA – BARROS FILHO
– EM LINCOLN BICALHO ROQUE- CURICICA
– EM GOLDA MEIR – BARRA DA TIJUCA
– CIEP JOÃO BATISTA DOS SANTOS – CIDADE DE DEUS
– EM SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI – SENADOR CAMARÁ
– EM FERNANDO MAXIMILIANO – SANTÍSSIMO
– EM RAUL FRANCISCO RYFF – SENADOR CAMARÁ
– EM PROFESSOR LAURO TRAVASSOS – REALENGO
– EM ALBERTO NEPOMUCENO – COSMOS
– EM MIGUEL DE LARREINAGA – CAMPO GRANDE
– EM COMUNIDADE JARDIM PEDREGOSO – CAMPO GRANDE
– EM PROf DIONE FREITAS FELISBERTO DE CARVALHO – SANTA CRUZ
– EM RIVADÁVIA MANOEL PINTO – GUARATIBA
– EM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA – JARDIM GUANABARA – ILHA DO GOVERNADOR
– EM ANITA GARIBALDI – BAIRRO GALEÃO – ILHA DO GOVERNADOR