Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Blue Note Rio exalta o talento da mulher com programação feminina durante todo o mês de março

2412989464

De 01 a 30 de março, clube de jazz na Praia de Copacabana recebe shows de Badi Assad, Nilze Carvalho, Alice Caymmi, Delia Fischer, entre outras

Com uma programação exclusiva em homenagem ao mês das mulheres, o Blue Note Rio apresenta espetáculos de atrações femininas durante todo o mês de março. Situado aos pés da famosa Praia de Copacabana, o clube de jazz, que se destaca como um espaço ímpar na cidade quanto o assunto é música, recebe, de 01 a 30 de março, artistas renomadas como Manu Le Prince, Badi Assad, Nilze Carvalho, Alice Caymmi, Delia Fischer, Fernanda Santanna, Tiê, entre outras.

Manu Le Prince chega ao palco do Blue Note Rio na sexta-feira, dia 01 de março, às 20h, estreando a série de apresentações femininas do mês. Cantora e compositora francesa, conhecida como uma das vozes mais bonitas do jazz latino na Europa, leva um timbre quente e sensual aos standards de jazz e canções de MPB. Brasileira de coração, Manu acaba de gravar o seu novo álbum em homenagem ao grande saxofonista e compositor americano Wayne Shorter, incluindo músicas de Milton Nascimento, parceiro musical em 1975. Badi Assad assume na sequência, às 22h, em um show dedicado às mulheres compositoras, artistas e cantoras de todas as gerações e cantos do universo – “Mulheres do Mundo”. Eleita mais de uma vez a melhor instrumentista do Brasil através do WME, no repertório Badi apresenta canções autorais e atemporais dos longos anos de carreira. A noite ainda contará com a participação especial da poeta e filósofa Viviane Mosé, apresentando a canção inédita que é fruto da parceria da dupla.
 

No sábado, 02 de março, às 20h, Analu Sampaio, cantora, compositora e instrumentista baiana, se apresenta junto ao trio formado por Fábio Leandro (piano), Fi Maróstica (baixo) e Ivan de Castro (bateria). Em um show repleto de brasilidade e frescor, a jovem artista interpreta canções de grandes nomes da MPB e também canções autorais inéditas. Duo Gisbranco chega às 22h com um repertório repleto da afinidade musical das duas pianistas, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. O dueto tem se apresentado em diversos espaços e festivais, sendo sempre aclamado pelo público. Dentre as realizações mais recentes estão o álbum “Pássaros”, com parcerias inéditas com Chico César, e o show “O Som da Palavra”, em parceria com MPB4, com canções de Milton Nascimento e Fernando Brant.
 

Malú Lomando / Foto de divulgação

Na quarta-feira, dia 06 de marçoMalú Lomando se apresenta às 20h. A cantora, compositora, atriz e escritora, estreia um show em reverência à vida e a obra de Maria Bethânia, trazendo releituras de grandes canções do ícone da MPB, entrelaçadas com poesias e músicas autorais. Em suas apresentações, Malú combina música, poesia, interpretação e a interação viva com o público, transformando o que poderia ser mero entretenimento em uma experiência profunda de sensibilidade e reflexão. Em seguida, às 22h, estará Tacy, interpretando o fenômeno Cássia Eller. Cantoracompositorainstrumentista e também atriz brasileira, Tacy foi protagonista de “Cássia Eller, O Musical”, espetáculo dirigido por João Fonseca e Vinicius Arneiro. Em 2019, em parceria com sua sócia Chrisce de Almeida, iniciou o projeto “O Relicário de Cássia Eller”, um show-homenagem que traz releituras de grandes sucessos. Recentemente também lançou singles como “Eu Não Te Amo Mais”, com versos em inglês do poeta curitibano Paulo Leminski, “Reconciliação”, “Bananeiras e Tâmaras” e “Nosso Amor Vai Virar Uma Árvore”.
 

Na quinta-feira, 07 de março, às 20h será a vez de Anna Ratto dominar o palco do Blue Note Rio, visitando clássicos de Arnaldo Antunes. “A cereja do bolo”, como define Anna, foi a participação do próprio na gravação da faixa “Ela é tarja preta” e no clipe da canção. Anna divide o palco com a banda formada por Kassin (guitarra e direção musical), Jorge Ailton (baixo), Thiago Gomes (teclados) e Cesinha (bateria). Gabriele Leite, primeira violonista clássica listada na revista Forbes under 30, edição de 2021, se apresenta às 22h. Atualmente residente em Nova York (EUA), Gabriele é Bacharel em violão pelo Instituto de Artes da UNESP em São Paulo e Mestre em performance musical pela Manhattan School of Music. Em junho de 2023 gravou seu primeiro disco, “Territórios”, pela Rocinante Gravadora.
 

Alice Caymmi / Foto de divulgação

A multi-instrumentista Nilze Carvalho é presença confirmada na sexta-feira, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Com mais de 40 anos de palco, fez diversos shows pelo país e no exterior, cantando ao lado de grandes nomes como: Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Mart’nália, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Fátima Guedes, Roberta Sá, Teresa Cristina, entre outros. Seu penúltimo trabalho, produzido pela própria e Zé Luis Maia, “Verde Amarelo Negro Anil”, foi indicado ao Grammy Latino 2015, na categoria Melhor Álbum de Samba e Pagode. Às 22h, o Blue Note recebe Alice Caymmi, cantora e compositora que gravou, em 2022, a faixa “Do Acaso”, composição de Ronaldo Bastos e Chico César. Nos palcos pelo Brasil afora, cantou ao lado do pai, Danilo Caymmi, e se apresentou em palcos importantes como o Boulevard Olímpico (Olimpíadas Rio 2016), Rock in Rio (2015 e 2017), Circo Voador e Fundição Progresso (RJ), Teatro Guararapes (RE), Teatro Castro Alves (SSA), entre outros. A faixa “Do Acaso” foi indicada ao Grammy Latino 2023.
 

Juliana Linhares encerra a primeira semana de apresentações em homenagem às mulheres com dois espetáculos, às 20h e 22h, no dia 09 de março. Natalense, diretora e cantora, Juliana é vocalista da banda “Pietá” e do projeto “Iara Ira”, ambos com discos lançados. Estreou carreira solo em 2021 com o álbum “Nordeste Ficção”, que tem parcerias com Chico César e Zeca Baleiro, Letrux e Mestrinho. Ao lado de Rodrigo Garcia, traz ao palco do Blue Note o espetáculo “No Raso da Catarina”, que nasce do amor dos artistas pelas canções nordestinas e reafirma a força da região. A dupla interpreta Cecéu, Elomar, Jackson do Pandeiro, Ednardo, Oliveira de Panelas, Cátia de França, Alceu Valença, entre outros.
 

Blue Note Rio / Crédito: Gustavo Bresciani

Blue Note Rio une todo o charme carioca com uma vista de tirar o fôlego em um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, a praia de Copacabana, na Avenida Atlântica. O local de aproximadamente 700m² é dividido em três áreas: Blue Note Rio Calçadão, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Blue Note Rio Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Blue Note Rio Shows, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.


A MARCA BLUE NOTE

Uma das marcas de música mais valiosas do mundo, com matriz em Nova York e outras filiais em destinos como Milão, Tóquio e Havaí, a franquia Blue Note chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. Clube de Jazz, mas também de outros ritmos, conta com uma programação plural que abriga o rock, a MPB, a bossa nova, o samba e tantos outros. A direção musical é do empresário e sócio Daniel Stain, curador com uma vasta experiência na indústria da música.

Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como o principal clube de jazz da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.


01/03

20h: MANU LE PRINCE & OS CONTINENTINOS – LOVE TO WAYNE SHORTER

22h: BADI ASSAD – MULHERES DO MUNDO


02/03

20h: ANALU SAMPAIO

22h: DUO GISBRANCO


06/03

20h: MALÚ LOMANDO REVERÊNCIA À MARIA BETHÂNIA

22h: TACY CANTA CÁSSIA ELLER

07/03

20h: ANA RATTO VISITA ARNALDO ANTUNES

22h: GABRIELE LEITE

08/03

20h: NILZE CARVALHO

22h: ALICE CAYMMI – SHOW KALI VOZ E VIOLÃO

09/03

20h: SHOW NO RASO DA CATARINA – JULIANA LINHARES E RODRIGO GARCIA

22h30: SHOW NO RASO DA CATARINA – JULIANA LINHARES E RODRIGO GARCIA

• SERVIÇO BLUE NOTE RIO •
Endereço: Avenida Atlântica, 1910 – Copacabana | Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: SHOWS DE MARÇO

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias