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 Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood já atendeu cerca de 150 casos de discriminação e violência contra entregadores em um ano

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, divulga um balanço do primeiro ano de atuação de sua Central de Apoio Jurídico e Psicológico, que presta assistência para entregadores e entregadoras que foram vítimas de discriminação, ameaça, agressão física ou violência sexual durante o exercício da profissão. Lançado em junho de 2023, o serviço é oferecido em parceria com o coletivo de advogadas negras, as Black Sisters in Law.

Neste período, mais de 500 pessoas sinalizaram o interesse nas assistências e cerca de 150 casos já tiveram seu atendimento concluído pela iniciativa. São Paulo representa o maior número de ocorrências, com 33%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 17%. Os acionamentos por discriminação se destacam, com 42%, e em seguida por agressão física e ameaça, com 25% cada. Os conflitos com clientes representam 52% dos casos, e em 19% dos casos, a causa é o desentendimento sobre subir ou não ao apartamento do cliente para levar o pedido.

“É fundamental que os entregadores e entregadoras que sofreram qualquer tipo de violência durante o trabalho tenham acesso à justiça, para que recebam a reparação devida, assim como assistência psicológica para superar os traumas causados por essas situações. Adotamos uma postura proativa, para que os entregadores sejam respeitados, valorizados e respaldados. Além disso, essa é uma estratégia de prevenção e conscientização, já que potenciais agressores saberão que não ficarão impunes diante de qualquer conduta criminosa”, comenta Tatiane Alves, gerente de Impacto Social do iFood. “Apesar desse alto número de casos evidenciar um lado repulsivo da nossa sociedade, ficamos contentes com a adesão dos entregadores e entregadoras ao programa, demonstrando uma crescente confiança na relação desses profissionais com a empresa”, completa a executiva.

Por meio da parceria com as Black Sisters in Law, cada vítima recebe assistência humanizada e personalizada de uma advogada para registro do boletim de ocorrência, acompanhamento de toda a investigação e para a instância judicial, quando aplicável. Além disso, são realizadas três sessões com uma psicóloga também indicada pela organização. As assistências são 100% gratuitas para os entregadores e entregadoras. Neste primeiro ano de parceria, 163 sisters foram impactadas em todas as regiões brasileiras, contribuindo também para fomentar a atuação das mulheres negras no Direito. Além disso, a sede da organização, no Rio de Janeiro, se tornou um espaço de acolhimento para as vítimas que desejem receber um atendimento presencialmente, além de receber ações com foco nas mulheres entregadoras, como rodas de conversa sobre saúde e autocuidado, entre outras.

“Como fundadora das Black Sisters in Law, é com imenso orgulho que celebro o primeiro aniversário da Central de Apoio Jurídico e Psicológico. Este projeto tornou-se um pilar de sustentação e a principal fonte de renda para muitas advogadas negras que defendem os entregadores e teve um impacto transformador na vida das Sisters e dos entregadores e entregadoras. A Central simboliza a nossa luta coletiva por justiça e igualdade e reafirma o nosso compromisso com o acesso à justiça desses profissionais”, afirma Dione Assis, fundadora da Black Sisters in Law.

Política de Combate à Discriminação

O iFood conta com uma política de combate à discriminação e à violência para oferecer a todos um ambiente ético, seguro e livre de qualquer forma de violação de direitos. A empresa não aceita qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra qualquer pessoa que faça parte do seu ecossistema, como entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados. Para garantir isso, existem sanções que podem ir desde advertências e treinamentos até a desativação de uma conta.

Valorização dos entregadores

Além da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, o iFood vem trabalhando constantemente em uma agenda de valorização dos entregadores. Entre as ações realizadas, estão programas de educação e iniciativas voltadas à segurança viária. Para diminuir os conflitos entre clientes e profissionais de entrega, a companhia investe em campanhas de conscientização como a #BoraDescer, que incentiva os clientes a descerem de seus apartamentos para receberem pedidos, além da articulação junto a associações de síndicos e condomínios.

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