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Central de Atendimento ao Turista do TJRJ é reconhecida como melhor projeto de mídia digital no país

Foto: Divulgação/TJRJ

A Central de Atendimento ao Turista do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) foi reconhecida neste ano pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça como o melhor projeto de mídia digital. A premiação foi divulgada na sexta-feira, 5 de agosto, no encerramento do XVI Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), realizado no Rio.

Para o secretário de Estado de Turismo do Rio, Sávio Luís Ferreira Filho, o reconhecimento contempla a iniciativa inédita do TJRJ para o turismo. “O Tribunal de Justiça do Rio está sendo pioneiro com a criação dessa plataforma em auxílio aos visitantes em situação cotidiana, indicando desde como procurar a polícia, encontrar consulados, proceder com questões de passaporte, por exemplo. Trata-se de um amparo legal para quem está fora de casa”, destaca.

De acordo com Sávio, a Secretaria de Turismo está atuando para divulgar e promover a ferramenta, entendendo que o instrumento se integra à cultura do bom recebimento do visitante.

“Entidades envolvidas com o turismo, hoteleiros, agentes, operadores do setor, todos podem repercutir também. É importante que o turista se sinta bem amparado. Ele está longe da sua pátria, da sua língua nativa. É muito bom ele poder contar esse instrumento, com esse apoio”, ressalta.

Acesse a Central de Atendimento ao Turista – http://www.tjrj.jus.br/web/guest/atendimento-ao-turista

Desde novembro do ano passado, a Central de Atendimento ao Turista reúne informações úteis para turistas que visitam o estado do Rio e precisam resolver pendências que podem incorrer em litígios judiciais. O espaço agrega dicas, endereços e telefones para visitantes nacionais e estrangeiros, já que é traduzido em quatro idiomas – inglês, espanhol, italiano e francês. Tradutores juramentados foram selecionados pelo TJRJ para traduzir o conteúdo.

O projeto é pioneiro entre os tribunais de Justiça do país. O objetivo é auxiliar os visitantes no acesso a diferentes serviços, além de mostrar onde podem buscar ajuda em casos como de extravio de malas e problemas com passagens aéreas.

Para a criação do projeto, o TJRJ se reuniu com profissionais do setor de turismo para coletar informações sobre as principais demandas do turista individual, do turista que vem por meio de agência de viagens e daquele que vem a negócios.

“Precisamos partir para ações positivas que possam contribuir para a recuperação do potencial turístico do Rio de Janeiro”, afirma o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

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