Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Circuito Carioca

Após temporada na Alemanha, o solo Carolina Maria de Jesus – Diário de Bitita, interpretado por Andreia Ribeiro, faz uma homenagem à atriz Ruth de Souza

O solo Carolina Maria De Jesus, Diário de Bitita – uma homenagem à atriz Ruth de Souza, será apresentado nos dias 16,17, 18, 24 e 25 de setembro no Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com direção de Ramon Botelho, a atriz, pesquisadora e produtora Andreia Ribeiro dá voz às memórias da escritora mineira Carolina Maria de Jesus a partir de uma adaptação de suas obras Quarto de Despejo e Diário de Bitita.

Foto: Nilse Martins

A atriz comenta a homenagem à Ruth de Souza: “Me sinto profundamente emocionada ao relembrar os nossos encontros… de ter conhecido sua casa, ter ouvido suas histórias, ter assistido com ela o Caso Verdade exibido pela Rede Globo em que ela interpretou Carolina Maria de Jesus. Nós duas juntas! Ver aqueles olhinhos brilhando, como se estivessem vendo tudo pela primeira vez, foi deslumbrante. Agora, depois de três anos de seu falecimento, fazer essa homenagem e retribuir todo esse amor no Teatro que leva o seu nome é uma emoção muito grande, uma missão que me enche de orgulho.”

O projeto é fruto de uma pesquisa realizada por Andreia Ribeiro, Ramon Botelho e Gabriela Calainho durante três anos e teve sua estreia nacional em 2015, no Teatro Municipal de Uberlândia, em Minas Gerais. Desde então, já foi apresentado em diversos festivais e feiras literárias pelo país, com sucesso de público e crítica. Em 2020, foi apresentado na Alemanha com apoio do Instituto Goethe (Munique), da Associação Mulheres Pela Paz – Frauen Für Frieden, do Departamento de Igualdade de Gênero de Augsburg e IMBRADIVA e.V. Iniciativa de Mulheres Brasileiras na Alemanha.

A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças, no Teatro Clara Nunes 

Foto: Divulgação

Quando era criança e nunca havia saído da favela de Moça Bonita (hoje Vila Vintém), no Rio de Janeiro, Elza Soares acreditava que as luzes das casas, carros e tudo mais lá embaixo eram estrelas. A menina carioca via seu morro cercado de estrelas por todos os lados, e era doida para descer e conhecer os astros de pertinho. E, quem sabe, se tornar ela mesma uma estrela? A história, contada pela própria artista, inspirou e guia o musical “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”, que, depois de sucesso na Zona Norte, chega à Zona Sul, dia 17 de setembro, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea.

Uma semana inteira dedicada à Dorival Caymmi em Rio das Ostras, com exposição, show, mostra de cinema, palestras, oficina e cortejo.

Foto: Reprodução

Entre os dias 19 e 25 de setembro, a cidade de Rio das Ostras receberá a Semana Caymmi, um evento idealizado por Daniela Name e Leonardo Lichote. O festival, que estreia em 2022 e terá periodicidade anual, inclui, nesta primeira edição, uma exposição imersiva sobre Dorival Caymmi, criada a partir do acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, shows de Dori Caymmi e Alice Passos, palestras de Stella Caymmi, Henrique Dantas e Eucanaã Ferraz, oficinas de canto e de artes, mostra de cinema com diversos filmes tendo Dorival como figura central e um cortejo pelas ruas da cidade para celebrar o compositor baiano e sua relação com a cidade. 

Masculinidades negras: novos debates ganhando formas

O livro inédito será lançado no dia 17 de setembro no Muhcab, no Centro do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Dois profissionais negros, da área acadêmica e das artes, se reuniram para dar voz a uma realidade no país: colocar de vez a importância da representatividade na sociedade em geral de corpos de homens afrodescendentes. O doutor em educação Paulo Melgaço e o doutorando em memória social Vandelir Camilo organizaram o livro “Masculinidades Negras – Novos debates ganhando formas” que apresenta 29 autores, 15 artigos e 14 entrevistas. O lançamento será no dia 17 de setembro, às 13h, no Muhcab, Museu da História e Cultura Afro- Brasileira, no Centro.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho