Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Coisas de Americanos…

Sempre que penso em escrever artigos para esta coluna fico me perguntando o que vocês aí no Brasil gostariam de ler e ou saber acerca dos americanos e da cultura aqui dos EUA.

Os americanos têm costumes e manias muito particulares que os diferenciam dos demais povos.

Como por exemplo:

– As farmácias americanas são sempre enormes (em sua maioria) e você encontra de tudo: de remédios, claro, a produtos de limpeza, comidas congeladas, artigos para presentes, maquiagem, perfumaria, bijouterias, roupas, papelaria, bebidas, cigarros, enfim.

– As cores dos prédios e casas seguem quase que um padrão de cor, as cidades são quase que monocromáticas, com tons de cores que são bem harmônicos e não há o colorido vívido das casas e prédios nas cidades brasileiras.

– As diferenças estaduais, cada um com sua identidade: impostos, leis, regulamentos, música, costumes, sotaques também. Alguns estados são musicais, outros mega solares, outros bem frios, os sotaques mais carregados ou com mais gírias.

– Na paquera os homens americanos são mais “tranquilos”, eles não se aproximam como os brasileiros. Tem mais etapas, não saem tocando logo de cara. Aqui, americanos respeitam muito a questão do espaço físico do outro e por isso os homens americanos não chegam cheio de mãos como os brasileiros. Interessante que já ouvi de alguns americanos que falaram que acham os brasileiros “meio arrogantes”, porque na verdade, não é que os brasileiros sejam arrogantes, mas são mais atrevidos. A cultura brasileira permite um “approach” mais arrojado.

– Embora os EUA tenham uma questão de segurança bastante forte, uma coisa típica americana e muito difícil de entender (e de explicar) são os tiroteios em massa (em escolas, cinemas, etc). Claro que não é algo para país nenhum se orgulhar e chama a atenção do mundo inteiro porque algo assim tão cruel e chocante acontece com tanta frequência nos EUA.

– Outro ponto que chama bastante atenção, americanos são muito patriotas. Respeitam muito os símbolos patrióticos como a bandeira, hino e a cidadania americana. Há bandeiras americanas espalhadas para quase que a cada esquina. O 4 de Julho, dia da Independência dos EUA é um evento que para o país e a queima de fogos é tradição em todos os estados. Porém, devo confessar, que nenhuma queima de fogos no mundo se compara a queima de fogos da virada do ano em Copacabana/Rio (yes!!!).

– O processo de devolução de compras. Aqui nos EUA se você comprou algo e por qualquer motivo, qualquer motivo mesmo, você volta na loja e o processo de devolução do objeto comprado e recebimento do seu dinheiro de volta é totalmente tranquilo. Não há burocracia, desconfianças, chateações, dores de cabeça, simples, rápido e indolor.

É claro que há muito mais e esse é o meu papel aqui com a coluna, trazer para vocês as notícias, costumes, diferenças culturais e tudo que passa aqui nos EUA.

Silvina Rios
Advogada brasileira, especialista em imigração para os EUA
srios@vivendonoseua.com.br
www.vivendonoseua.com.br

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20