A natação vem sendo destaque da equipe do Rio de Janeiro no segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em João Pessoa, na Paraíba. Em dois dias de provas, a delegação garantiu oito medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze. O ouro foi, inclusive, um grande feito da modalidade para o Rio de Janeiro, que pela primeira vez garantiu a medalha na categoria feminina.
Sophia Guimarães subiu ao lugar mais alto do pódio na prova de 50m costas e, ainda, levou a prata nos 200m costas. Já Nicolas Gama garantiu duas medalhas de prata para o Rio de Janeiro nas categorias 50m livre e 50m borboleta. Ainda nas provas individuais, Iago Silva ainda garantiu mais uma medalha de bronze nos 200m peito.
“A competição está sendo muito produtiva para a nossa equipe de natação. O time foi formado a partir dos Jogos Escolares, o que fez com que a gente pudesse selecionar os melhores atletas de todo o estado e superar as nossas expectativas de conquista de medalhas. Conquistamos a primeira medalha de ouro feminina do Rio de Janeiro nos jogos”, revela Suelen Dias da Cruz, Coordenadora da equipe de Natação, do TimeRJ, nos Jogos da Juventude.
A delegação do Rio de Janeiro ainda subiu ao pódio nas categorias por equipe nos revezamentos 4×100 livre e 4×100 misto, ambos garantindo medalhas de bronze. No primeiro dia de competição da modalidade, nesta segunda-feira (18), os fluminenses ainda levaram prata no revezamento 4×100 masculino, com Artur Damasceno, Nicolas Gama, Iago Silva e Kauã Alexsimon.
“O clima entre os jovens é muito bom, de muita união, e isso que eu acho muito importante. Além da gente estar ganhando medalhas e ajudando o Rio a subir o quadro, também estamos formando cidadãos e criando memórias e experiências que eles levarão para o resto da vida”, completou Suelen Dias da Cruz.
Ainda nesta terça-feira, a equipe de wrestling garantiu duas medalhas de ouro e uma prata. Raphael Duarte levou ouro na categoria 92kg na luta greco-romana, Kaillany Vitória Anastácio levou ouro nos 73kg do estilo livre feminino e o Matheus Araújo foi prata na luta greco-romana de até 65kg. O Rio de Janeiro também foi pódio com Erika Alves que garantiu o segundo lugar geral da ginástica artística.
Os Jogos da Juventude seguem em terras paraibanas para os representantes da natação, águas abertas, triatlo, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia e basquete, com uma delegação que conta com 55 atletas que disputam medalhas, nas suas modalidades, até o próximo sábado. O bloco de atletas faz parte dos 176 fluminenses que representam o estado nesta edição dos jogos, selecionados a partir dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), programa de política pública da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro voltado ao desporto escolar, que também foi responsável pela confecção dos uniformes e kits completos, além de custear as passagens aéreas.