Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

“Conjunto de Histórias: Uma Antologia Suburbana” evidência talentos da periferia carioca

Personagens do filme - Fonte Conjunto de Histórias

Uma narrativa audiovisual feita de maneira independente, estreia dia 13 no YouTube

No subúrbio carioca, três histórias se entrelaçam ao longo de um dia, dando vida ao curta-metragem “Tem no Subúrbio”. O filme acompanha Vini (AJANI), um “faz-tudo” que tenta sobreviver no subúrbio; Débora (BIAB), uma universitária, e Lívia (Thaís Souza), uma concurseira surda e influencer, enfrentando desafios em seu romance; e Kyra (Jacquelone), uma atendente de telemarketing, correndo para recuperar seu laptop a tempo de realizar seu sonho de tocar em uma festa.

Produzido pelo Tem no Subúrbio em colaboração com a Invisível Produção Audiovisual e a Periférica Produtora, o filme é dirigido por Marcos Reis, com produção de Rafael Bastos, direção de fotografia por Lucas Magalhães e direção de arte por Bárbara Boy.

O lançamento do curta será em 13 de janeiro de 2024, dividido em três atos, ocorrendo em horários diferentes do dia para criar expectativa entre os espectadores. Além disso, a trilha sonora, dirigida pelos próprios atores, promete adicionar uma dimensão única, já que cada protagonista é também um artista musical, contribuindo com suas individualidades para uma experiência musical inédita.

Antes do lançamento oficial, o filme foi exibido gratuitamente em escolas e espaços culturais públicos, visando promover conversas sobre o papel do cinema e da arte na educação e cultura. Este circuito iniciou-se na Arena Carioca Dicró, na Penha. Com a maioria das mãos envolvidas no projeto sendo periféricas, pretas e LGBTQIAPN+, o filme destaca o compromisso com a visibilidade desses grupos minoritários.

Contemplado no Edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA) da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro em 2021, o curta estará disponível a partir das 10h de sábado (13) no canal Tem no Subúrbio no YouTube. O coletivo acredita que o filme, feito por moradores do subúrbio, pode proporcionar novas perspectivas e transformar vidas. “Queremos impactar a realidade de muitos outros artistas periféricos para que nossas histórias sejam contadas a partir de nossa própria voz”, concluiu o grupo.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias