Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Curso Gratuito de Cinema Antirracista inicia temporada itinerante pelo Rio de Janeiro.

 

O objetivo do curso é educar profissionais e estudantes do audiovisual sobre a representividade dos movimentos sociais e raciais.

A Associação Brincar e Crescer (ASBRINC) em parceria com o Cineclube Atlântico Negro e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria Municipal de Cultura, promove a partir do dia 13 de maio o Curso de Cinema Antirracista, com o objetivo de formar multiplicadores dos valores democráticos e humanistas através da linguagem cinematográfica.

Coordenado pelo cineasta, cineclubista e educador audiovisual Clementino Junior, o curso gratuito será voltado para profissionais do audiovisual, da cultura e estudantes em geral interessados em ampliar o debate e ação na luta antirracista. O curso terá quatro encontros aos sábados, até 03 de junho, das 10h às 14h, na Lona Cultural Jacob do Bandolim em Jacarepaguá, e depois passará pela Zona Norte, Realengo e Centro do Rio.

Além de Clementino Junior, o curso contará com a presença dos oficineiros Marco Aurélio da Conceição Correa (pedagogo, escritor e pesquisador), Rejane Neves (roteirista, diretora e educadora), André Sandino (cineasta e cineclubista) e Alek Lean (cineasta e pedagogo).

Durante o curso, serão apresentados filmes e noções básicas sobre a linguagem audiovisual, o histórico referente às implementações de políticas públicas de direitos humanos, bem como suas representações fílmicas. A última edição será filmada integralmente, editada com tradução em libras e disponibilizada à Secretaria de Cultura e Rede de Pontos de Cultura do município.

A ASBRINC é uma Organização Não Governamental que atua desde 2004 no apoio pedagógico e na ampliação do universo cultural de jovens moradores de zonas periféricas do Rio de Janeiro, e é sede do primeiro ponto de cultura do Alto da Boa Vista, o Ponto de Cultura Cine Floresta Nossa.

O Curso de Cinema Antirracista é uma excelente oportunidade para profissionais da área e estudantes ampliarem o debate sobre o racismo e suas representações na cinematografia mundial.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias