Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Pessoas com deficiência enfrentam barreiras para acesso à cultura no Rio de Janeiro

 

Falta de acessibilidade em locais culturais e sociais impede a inclusão plena de pessoas com deficiência física na cidade. Memorial Getúlio Vargas é um deles.

A falta de acessibilidade em espaços públicos e privados tem deixado essas pessoas à margem de uma vida social plena, impedindo-as de exercer seus direitos e desfrutar do que a cidade tem a oferecer.

Apesar de existirem leis que garantem o acesso de pessoas com deficiência física a todos os espaços públicos e privados, a realidade é bem diferente. A maioria dos locais culturais, como museus, teatros, cinemas, entre outros, não possui estrutura adequada para receber pessoas com mobilidade reduzida.

A falta de rampas, elevadores, banheiros adaptados, cadeiras de rodas e outras tecnologias assistivas são apenas alguns dos obstáculos enfrentados por essas pessoas no seu dia a dia. Além disso, muitos espaços culturais sequer possuem intérpretes de Libras, tornando a comunicação ainda mais difícil.

Infelizmente, a falta de acessibilidade não é apenas uma questão estrutural, mas também cultural. A exclusão dessas pessoas da vida social acaba reforçando preconceitos e estigmas, dificultando ainda mais a sua inclusão.

Um exemplo dessa irregularidade é o Memorial Getúlio Vargas, localizado no bairro da Glória, zona sul do Rio de Janeiro. O lugar é bem fácil de se encontrar, uma vez que fica na Praça Luís de Camões, entre a Rua do Russel e a Av. Beira Mar, próximo ao aterro do Flamengo, em uma via bastante acessível por ônibus e metrô.

Contudo, a acessibilidade acaba por aí. Para acessar o memorial, é preciso descer uma escadaria que se dá o acesso pela praça, mas esta é a única maneira de entrar no lugar. Para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção – idosos, por exemplo – entrar no memorial é praticamente sem ajuda de terceiros. O Memorial de Getúlio Vargas conta com exposições, cinemas e bibliotecas. Todavia, além de poucas pessoas saberem que o memorial é mais do que o busto do ex-presidente Vargas do lado de fora, pessoas PCD não conseguem entrar neste espaço para usufruir de todas as suas atrações.

 

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias