Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Curso híbrido tem como tema Fundamento da Escola de Samba

 

 

No cenário cultural do Rio de Janeiro, surge uma ação inovadora que visa unir academia, comunidades e o espírito festivo do Carnaval. Com o título de “Fundamentos da Escola de Samba”, essa iniciativa coordenada por Tania Clemente, Milton Cunha e Nilcemar Nogueira promete romper fronteiras e levar o conhecimento para além dos muros da academia.

Considerando as atuais condições de produção das políticas públicas culturais e sua relação com as Ciências Humanas, essa ação interdisciplinar propõe uma reflexão aprofundada sobre o Carnaval, abrangendo não apenas seu discurso verbal e não verbal, mas também áreas como história, política e antropologia. O objetivo é que o conhecimento ultrapasse as barreiras acadêmicas e se conecte com os patrimônios culturais da sociedade.

Com um formato híbrido de realização, a ação acontecerá em 11 encontros, tanto presenciais no Museu do Samba quanto online, através do Canal do LABEDIS no Youtube. Aqueles interessados em participar podem fazer suas inscrições por meio da plataforma SGCE UFRJ, no link https://sgce.tic.ufrj.br/publico/acao.jsf?id=fundamentos-escola-samba-C590.

A relação entre ensino, extensão e pesquisa será um dos pilares dessa proposta. As pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do projeto terão o objetivo de contribuir para a formação dos participantes e também impactar o mundo acadêmico. O Carnaval, como organismo vivo e fonte de conhecimento, é um espaço onde a observação da relação teoria/prática desempenha um papel fundamental.

Além disso, as atividades propostas estão em conformidade com a lei federal nº 10.639/03, que estabelece o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, o curso busca criar um grupo de leituras que abrange uma ampla divulgação e convite para uma reunião inicial, onde serão discutidas as demandas dos participantes interessados, suas formações e possíveis contribuições ao coletivo. O curso é voltado para pessoas das comunidades envolvidas, profissionais do Carnaval, professores, alunos, pesquisadores e todos os interessados no tema.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias