Nascida em Porto Alegre, no dia 10 de fevereiro de 1983. Entrou para a história do Brasil como ginasta.
Daiane foi a pioneira em algumas situações do esporte no Brasil. Foi a primeira ginasta brasileira (entre homens e mulheres) a conquistar uma medalha em uma edição do campeonato mundial de ginástica (medalha de ouro no solo em 2003), aos 20 anos de idade. Sendo também a primeira atleta negra a conquistar uma medalha de ouro.
A atleta fez parte da primeira equipe completa de ginástica artística a competir pelo Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos, em 2004 na cidade de Atenas.
Na ginástica artística, quando um atleta é o primeiro do esporte a executar determinado movimento, o salto recebe o seu nome. Daiane dos Santos ‘batizou’ dois movimentos. O duplo twist carpado conhecido como Dos Santos e o duplo twist esticado que é conhecido como Dos Santos II.
O pioneirismo de Daiane dos Santos inspirou e abriu portar para outros nomes do esporte como da campeã olímpica Rebeca Andrade.
Ao todo foram cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, 14 medalhas em etapas da Copa do Mundo e uma em Campeonato Mundial, além de Universíadas e Jogos Sul-Americanos.