Jornal DR1

Defesa Civil Municipal realiza exercício simulado em comunidades da Zona Norte do Rio nesta sexta-feira

Ação teve como objetivo reforçar o protocolo de desocupação das áreas de risco

A Defesa Civil Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (24/11), um simulado de desocupação de áreas com alto risco geológico de deslizamentos em comunidades da Zona Norte do Rio. Quase 600 moradores do Caracol, Caixa D’Água, Morro da Paz e Sereno foram alcançados.

Após receber alertas no celular por SMS e ouvir o acionamento das sirenes, os residentes se deslocaram para o ponto de apoio. Além de 30 agentes da Defesa Civil, equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Geo-Rio, Vigilância Sanitária e Subprefeitura da Zona Norte também participaram do exercício.

“A cultura da prevenção se constrói por meio de avanços diários como esse treinamento. A participação da população e líderes comunitários é fundamental nos exercícios simulados. Sirenes salvam vidas!”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.

Desde 2011, foram realizados 55 simulados em toda a cidade, 38 deles nos últimos três anos. Ao todo, são quase 200 pontos de apoio cadastrados. Em 2021, as sirenes foram acionadas em 12 ocasiões e, em 2022, num total de oito vezes por conta das fortes chuvas, em um total de 73 acionamentos desde 2011.

O acionamento dos equipamentos ocorre de forma remota a partir do Centro de Operações Rio. O evento ainda vai oferecer a atividade de parede de escalada para crianças e terá lanche e brindes para os moradores.

O Sistema de Alerta e Alarme (sirenes) começou a ser instalado em 2011 e hoje opera em 103 comunidades da cidade com 164 equipamentos. Sempre que os protocolos de acionamento são alcançados (entre 40 e 55 milímetros de chuva em 1 hora), sirenes são acionadas e a população deve se dirigir a pontos de apoio previamente mapeados.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24