Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Deficientes físicos x empreendedorismo? (parte 2)

Foto: Reprodução

Na coluna anterior, conhecemos uma parte do universo relacionado aos portadores de deficiência física; conferindo as vantagens do empreendedorismo para os deficientes físicos e empreendedores que desejam contratá-los. Acompanhamos também alguns dos meandros que compõem essa fatia do mercado. Hoje, iremos descobrir cinco aplicativos que poderão ajudá-los nos aspectos profissional e pessoal. Vem comigo e fique por dentro!

O eSSENTIAL Accessibility é uma tecnologia assistiva para computadores pessoais que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, de usar o teclado ou de ler na tela. Na realidade, funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, facilitando, por exemplo, que o usuário controle o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, dentre alternativas para mouse. O navegador pode ser baixado gratuitamente nos sites das empresas da coalizão eSSENTIAL Accessibility.

O Seeing AI, é um aplicativo pensado para pessoas com deficiência visual, é capaz de reconhecer moedas e cédulas, ler textos, distinguir cores, reconhecer amigos, emitir sons diante de certas situações, entre muitas outras funcionalidades. Ou seja, um salva-vidas. Ele pode ser baixado por usuários de iOS na App Store. 

O Hand Talk, foi eleito melhor aplicativo do mundo na categoria Inclusão Social em concurso promovido pela ONU em 2013. Esse aplicativo garante acesso a pessoas com deficiência auditiva. Hugo, o intérprete virtual do Hand Talk, traduz texto e áudio para Libras – a língua brasileira de sinais – simultaneamente. O download está disponível para sistemas iOS e Android. Também possuí versão desktop para empresas.

Telapatix: Esse aplicativo atua como um alfabeto, permitindo que pessoas que não conseguem falar ou que apresentem limitações de movimentos se comuniquem com mais facilidade. É possível inclusive, escrever no aplicativo apenas com o piscar dos olhos. O TelepatiX tem versões gratuita e paga e encontra-se acessível para smartphones com sistema operacional Android.

Wheelmap: Não sabe se o destino planejado é acessível para cadeirantes? Elaborado em mais de 20 idiomas, ele é um mapa de acessibilidade de locais públicos em inúmeros pontos do mundo. Os próprios usuários colaboram inserindo novas informações ou atualizando as existentes. É possível, até mesmo descrever quais os problemas de acessibilidade apresentados pelo lugar em questão. Possuí versões para desktop, Android e iOS.

Finalmente, podemos perceber que grande parte da atenção aos deficientes físicos como um todo, encontrase concentrada na esfera tecnológica, requerendo muito ainda da tradicional atenção humanizada, sobretudo de forma mais atenciosa, em determinadas empresas. A deficiência muitas vezes não se limita a uma via de mão única, por isso, vamos enxergá-los?

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença