Jornal DR1

Deixa a vida levar amor e solidariedade!

Instituto Zeca Pagodinho, na Baixada Fluminense do Rio, é visto como esperança de dias melhores para crianças e adolescentes 

Nem só de samba e pagode vive Jessé Gomes da Silva Filho, ou como é mais conhecido, Zeca Pagodinho. O cantor e compositor, considerado um dos maiores nomes do samba,  é idealizador e dá nome ao instituto que funciona em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e que é visto como esperança de dias melhores para crianças e adolescentes.

São cursos gratuitos de música, gastronomia, beleza, cinema e ecoterapia para crianças com alguma deficiência.

Para alguns, a iniciativa representa uma possibilidade para a realização de sonhos que podem se tornar realidade.Além de cursos para crianças e adolescentes, o Instituto Zeca Pagodinho também abre espaço para as mães que ficam no local esperando por duas ou três horas a saída de seus filhos das aulas.

Fundado em 14 de outubro de 1999 pelo cantor e compositor Zeca Pagodinho, como sociedade civil sem fins lucrativos, o Instituto Zeca Pagodinho atua na região oferecendo oportunidades de aprendizado. O ponto de partida foi a criação da Escola de Música Mata Virgem, que hoje se chama “Orquestra Viva Xerém!”, formada por crianças e adolescentes. Pauta na consciência da responsabilidade social das instituições produtoras de cultura, o IZP, através da difusão do conhecimento e da formação artística promove a equidade, inclusão social e cultural em Xerém, no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, formando profissionais e técnicos, capacitando-os para atender as exigências crescente do mercado de trabalho, tornando-se um centro permanente de formação dinâmica e interativa, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do nosso país. Hoje, nossa casa conta com 5 salas para aulas de música, 3 salas de cursos profissionalizantes e espaços para novos projetos.

No último ano, o Instituto estabeleceu uma parceria de sucesso com o SENAC na Comunidade, proporcionando cursos de gastronomia na cozinha do IZP, além de colaborar com a Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) para produzir cinco curtas-metragens através do projeto “CINEMA LEVA EU”. Destaca-se também a estreia do musical “Viva Xerém: A Mistura Mágica de Radamés”, uma homenagem emocionante ao legado do renomado Radamés Gnattali.

Outro feito notável foi o intercâmbio cultural realizado pelo quarteto de cordas do IZP, composto por talentosas alunas, que viajaram para Maine, nos Estados Unidos, para participar do programa cultural da escola Freyburg Academy.

A programação do instituto com o oferecimento de cursos e vagas pode ser seguida pelas redes sociais pelo endereço @institutozecapagodinho.