Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Delegação fluminense alcança o 2º lugar na primeira etapa dos Jogos da Juventude

Equipe conta com 203 integrantes, que viajaram com apoio do Governo do Rio para competir em Ribeirão Preto (SP); atletas receberam kit-uniforme da Secretaria de Esporte e Lazer

 

A delegação do Rio de Janeiro conquistou uma impressionante posição na primeira etapa dos Jogos da Juventude. Com um total de 28 medalhas, sendo 9 de ouro, 9 de prata e 10 de bronze, a equipe fluminense correu atrás e garantiu o segundo lugar na primeira fase dos jogos, que vão ser realizados até o dia 16/09, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Os primeiros dias foram difíceis: o Rio de Janeiro começou na sétima colocação, passou para o quarto lugar no domingo e nesta segunda-feira (04/09) alcançou a vice-liderança.

– Os Jogos da Juventude proporcionam aos jovens um meio para mostrar seus potenciais, incentivam a prática esportiva e contribuem para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Essa competição é uma porta de entrada para jovens atletas que desejam seguir carreira no esporte, pois oferece visibilidade e reconhecimento para aqueles que se destacam, além de ajudar a identificar talentos promissores que podem ser futuros representantes do Brasil em competições internacionais. Vamos seguir torcendo pela delegação do Rio – disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. 

Um dos destaques da delegação fluminense é a jovem atleta Hakelly de Souza, de apenas 14 anos. Natural de Macaé (RJ), ela demonstrou seu talento ao conquistar duas medalhas de ouro nas provas de 100m e 200m feminino: performance que a tornou a campeã mais jovem do atletismo brasileiro e uma das promessas do esporte. 

– Para mim é histórico. Eu fiz meu PB (Personal Best – melhor marca pessoal) nos 100m e nos 200m. Isso aqui é inesquecível, ganhar provas com meninas de 16, 17 anos, para mim é histórico – comemorou a campeã Hakelly de Souza.

Essa foi a primeira competição oficial da jovem nas provas rápidas do atletismo, após um ano inteiro de treinamentos intensos. Mesmo competindo contra adversárias mais velhas, ela registrou marcas expressivas, alcançando o tempo de 11s95 nos 100m e 24s64 nos 200m, esta última sendo a melhor marca do ano na categoria sub-18.

Além das conquistas no atletismo, a delegação fluminense também obteve sucesso em outras modalidades. Os atletas do wrestling garantiram medalha de ouro, enquanto a ginástica rítmica conquistou um ouro e um bronze. Destaca-se ainda Maria Fernanda Santos, do badminton, integrante do Bolsa Atleta RJ, que conquistou três medalhas de ouro.

– Estou muito feliz, foi uma conquista muito grande, eu consegui três medalhas de ouro. Ano passado eu fiquei com prata e bronze, agora eu consegui o sonhado ouro. Comecei a treinar com a minha irmã, e hoje o Badminton me permite ajudar minha mãe e meus irmãos em casa. Eu quero agradecer muito a todos os que me apoiam, essa experiência aqui está me ajudando muito – comemorou Maria Fernanda, moradora da comunidade do Chacrinha, em Jacarepaguá, onde treina no projeto Miratus. 

Esporte com estilo

Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, têm como objetivo promover o desenvolvimento e formação de jovens atletas nas modalidades olímpicas. Nesta edição, o evento reúne mais de 4.500 atletas com até 17 anos de idade, de escolas públicas e privadas de todo o país. A competição, realizada em Ribeirão Preto entre os dias 1º e 16 de setembro, tem mais duas fases pela frente, fechando três etapas no total. 

Para garantir a presença da delegação fluminense nos jogos, o Governo do Rio forneceu, por meio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer, transporte, seguro viagem, lanche e um kit-atleta com mochila, tênis e uniforme de gala para as competições dos jovens desportistas.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20