Jornal DR1

Deleite Linguístico: Maio: um mês especial! 

Segundo ‘Dicio’, o Dicionário Online de Português, “Maios é o plural de maio. O mesmo que: primaveras, maiozinhos.”. Existem outras fontes que remetem “maio” à deusa Maia, deusa romana do crescimento, ligada ao fato de, em Roma, maio ser o mês em que há o auge da primavera. Para os gregos, Maia é a deusa do aglomerado estelar da plêiade, sendo a mais velha das sete filhas de Atlas e Pleione. Há também os que explicam a origem de maio por este remeter aos antepassados, os “maiores”, enquanto junho estaria vinculado aos “juniores”, o futuro, a prole. A possibilidade de interpretar maio ao termo romano “maiores” é explicada já que as flores, no mês de abril (Aprilis= abrir), se abrem para naturalmente, em maio, ficarem “maiores”. Maio, no calendário solar, conhecido por Juliano, que começou a vigorar no ano 4 a. C., é o mês dedicado a Júpiter. Mitologia à parte, maio é um mês especial!

Como em maio, comemora-se o Dia das Mães, não posso deixar de mencionar que Maia teve um filho. Seu nome é deus Mercúrio, pai da medicina e das ciências ocultas. Por ser maio o mês do conhecimento, o mitólogo, escritor e poeta romano da Antiguidade, considerado, por muitos estudiosos, um dos maiores poetas do final do século I a.C. e início do século I d.C., Ovídio (43 a. C – 17 u 18 d. C), ou Públio Ovídio Naso, aborda esse mês na obra Fastos, formada por seis livros que correspondem aos seis primeiros meses do ano e na qual ficamos sabendo de diferentes tempos cronológicos do passado romano. Ouso sugerir a vocês, meus caros leitores, que dediquem um tempo para a leitura da principal obra de Ovídio, intitulada A Arte de Amar. Afinal, maio também é o mês das noivas! Embora escasso, o amor é fonte de vida para muitos! Que os nubentes sejam felizes até que os problemas não superados os separem! Vivam, até o fim, o Amor! (Ressalto que o termo “fim” pode ser interpretado como o término do casamento ou com o final dos dias).

Ainda fazendo uso do que explicitado no Dicio, maio, no sentido figurado, significa “o tempo que se encontra repleto de flores e prazeres; primavera.”. Diante disso, desejo a cada de um (a) de meus leitores um tempo de prazeres e de muito crescimento em todos os setores de suas vidas! Que a deusa romana da fecundidade, da projeção da energia vital e da primavera Maia Majestas nos proporcione renascimento e despertar para uma vida melhor e repleta de prazeres! E que ela seja capaz de fecundar em nós pensamentos que se transformem em ações em prol de um mundo melhor, onde não haja espaço para a escassez e para as injustiças que, há tempos, assola a humanidade. Viva Maio e seu poder!

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24