Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Deleite Linguístico: VOLP: uma ferramenta de utilidade pública

volp-logo

No dia a dia, por inúmeras vezes, surgem dúvidas acerca da escrita de determinada palavra ou de sua pronúncia. Quem nunca as teve? Eu, que amo a Língua Portuguesa e leciono, não tenho qualquer problema em declarar ser constante consulente do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), um aplicativo que vocês, logo que terminarem de ler este texto, deveriam baixá-lo e mantê-lo em seu celular!

Vocês não têm ideia da utilidade que ele lhes proporcionará! Não estou falando que, nessa ferramenta linguística, encontrarão o significado de uma palavra, uma vez que não se trata de um dicionário. Terão, contudo, acesso à classe gramatical da palavra consultada, assim como a pronúncia de determinada letra, cujo fonema normalmente gera dúvidas e barbarismos (assunto citado no texto da última edição). Farei com vocês o seguinte teste: pensem rápido e respondam-me, preenchendo esta lacuna com a letra que acharem ser a correta: como eu escrevo a palavra “mu __arela” (aquele queijo amarelo muito usado em pizza)? Tenho a certeza de que a maioria dirá que é com SS; usando, para isso, a imagem da caixa de pizza. Errei? Claro que não. Pois bem, meus queridos, saibam que MUÇARELA é grafada com Ç!” Oh, Fernanda, como assim?”, indagar-me-ão muitos. É normal ter essa sensação de estranhamento; visto que, somos bombardeados por muitos registros escritos que vão de encontro à norma-padrão. Lamento que muitos desses desvios poderiam ser evitados (e contribuíram para que a população escrevesse adequadamente a variedade culta), se houvesse uma simples e célere consulta ao aplicativo VOLP. Concordam, amigos? Um outro exemplo é a palavra SUBSÍDIO, cuja escrita leva à inadequada pronúncia da sílaba SÍ, constantemente produzida como se fosse (ZI). Que tal pararmos a leitura deste texto e consultarmos o VOLP? Lá será encontrada a seguinte informação: “subsídio (SI)”, corroborando para o fato de que todos nós deveríamos exercitar a ida ao VOLP, a fim de que nossa fala e nossa escrita fossem melhores. Acerca dessa última palavra, posso afirmar que a quantidade de pessoas que a pronunciam com o som de (ZI) é infinitamente maior do que a esperada (SI). E são pessoas com níveis de escolaridade elevados! Eu mesma, pronunciando-a adequadamente, percebi a desaprovação de meu interlocutor, cuja fisionomia de decepção me fez inferir que ele tinha a total certeza de que eu cometi um barbarismo.

Para finalizar, lançarei um vocábulo simples, mas capaz de deixar muitos indignados, pois é provável que desconheçam que a terceira sílaba da palavra INEXORÁVEL é produzida com som (ZO). Logo quem diz como se fosse um encontro consonantal (KZO) está a produzindo no idioma espanhol. (HOLA!). Diante dessas singelas contribuições, espero que o VOLP se torne um fiel companheiro quando o assunto são questões de escrita e de pronúncia de verbetes de nosso tão rico idioma, que é a Língua Portuguesa! Caso queiram me dar um retorno, estou à disposição pelo e-mail drafernandalessap@gmail.com. Será um enorme prazer receber seu comentário!

Confira também

Nosso canal

VII Prêmio Socioambiental Por um território Sustentável e Inclusivo