Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Desastres naturais: mais de 5,9 milhões de brasileiros receberam alertas da Defesa Civil sobre riscos nos primeiros meses de 2023

 

 

As chuvas dos meses de verão reforçam a importância de sistemas que garantem a comunicação e a prevenção de riscos em cenários de desastres naturais, como as enchentes. Um exemplo disto é a ferramenta de alertas que a Defesa Civil, em parceria com a Robbu e o WhatsApp, disponibiliza à população para recebimento e envio de mensagens por meio do aplicativo para informar, em tempo real, sobre as possibilidades de enchentes, deslizamentos e outros problemas urbanos.

Nos primeiros meses de 2023, por exemplo, a Defesa Civil Nacional enviou 5.916.869 alertas para os usuários a partir de sua conta oficial no WhatsApp informando sobre a possibilidade de ocorrência de desastres naturais. A região que teve o maior número de mensagens enviadas foi a Sudeste, com 50,9%. Atualmente, o órgão tem 74.061 usuários ativos em seu banco de dados para o recebimento dos alertas via aplicativo de mensagens.

O chatbot responsável pelos alertas é fruto de uma parceria entre a Robbu, o WhatsApp e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). É possível receber as mensagens também por meio de SMS, TV por assinatura, Google e Telegram.

“Manter esse canal de comunicação aberto — entre gestão pública e cidadãos — é essencial para a segurança da população nessas situações. Isso porque, o projeto permite que todos estejam preparados e cientes dos dias com mais riscos, o que direciona as pessoas a se reprogramar e buscar um lugar seguro”, diz Francisco Dabus, diretor Comercial da Robbu.

Como se cadastrar?

Para receber os alertas, é preciso que o usuário envie uma mensagem para o telefone (61) 2034-4611. Após esse envio, será possível compartilhar a localização atual, ou escolher outras localidades, que sejam do interesse, para ficar por dentro das notificações.

Sobre a Robbu

Fundada em 2016, a Robbu é líder em soluções em soluções de automação da comunicação entre marcas e clientes. O grupo fornece uma comunicação única e organizada às empresas por meio de uma plataforma omnichannel totalmente personalizável que se integra aos serviços, sistemas e APIs de cada cliente ou parceiro. O resultado é uma interface conversacional intuitiva e automatizada capaz de aumentar as vendas, crescer a base de clientes e reduzir os custos operacionais através do uso de AI, chatbots e atendimento humano.

A empresa é parceira do Google, Meta e Microsoft, provedora oficial do WhatsApp Business API e foi a Empresa Destaque do Facebook (Meta) em 2021. Sediada em São Paulo e presente em outros três países: Argentina, Portugal e Estados Unidos, a Robbu conta com mais de 800 clientes e parceiros de negócios em 26 países.

Entre seus clientes estão: BBVA, Petrobrás, Ministério da Saúde, Crefisa, Yamaha, Sicoob, Poupatempo, Roche, Cielo, Banco BMG, BASF, DETRAN, Prodesp, Defesa Civil, Supremo Tribunal Federal, Prudential Seguros, Banco BV, Danone, Editora Globo dentre outros.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias