Jornal DR1

Dia da Escuta

No último domingo dia (04), foi marcado pelo evento,  ¨Dia da Escuta¨, realizado pela FLUP –  Festa Literária das Periferias 2022, movimento único para mulheres que já foram vítimas de abuso e assédio, serem acolhidas, se manifestarem e serem ouvidas sem julgamentos sobre as ofensas ou crimes direcionados a elas, a proposta é refletir como é importante a sociedade se organizar para prevenir crimes, idealizar as condições de escuta a respeito e segurança necessárias para protegê-las e apoiá-las. Contou com uma mesa de debate com grandes nomes femininos, como a figurinista Su Tonani, conhecida pela sua corajosa carta aberta em primeira pessoa sobre o assédio sexual sofrido durante seu trabalho numa telenovela na Rede Globo e a assistente social Rafa Albergaria. Estarão presentes também Ana Paula Araújo, jornalista e autora do livro “Abuso – A Cultura do Estupro no Brasil” em que conta sobre o momento  que foi apalpada por um homem em um ônibus, e a primeira deputada transexual da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e roteirista Dani Balbi. 

O dia de debates começou às 10h, com as boas-vindas de Audrey, da artista Rogéria Cardeal e de Verônica Nascimento, logo em seguida pela mesa de debate “Nós acreditamos em você”, mediada pela idealizadora do evento e com a presença da escritora Raquel de Oliveira, da economista Maria América Diniz e da gestora de cultura Renata Ferreira.

As 12:00  aconteceu exibição do seu documentário “Precisamos falar de assédio”, longa lançado em 2016 com a diretora Paula Sacchetta que que coleta depoimentos de mulheres vítimas de assédios em nove locais de São Paulo em nove locais de São Paulo. Ao final da apresentação, o microfone esteve  aberto para receber os testemunhos de mulheres em um momento chamado de “Nós te escutamos” e outra mesa de debate aconteceu às 16h, intitulada “Você não está sozinha”,   com relatos da jornalista Ana Paula Araújo, da deputada Dani Balbi, da influencer Daniele Souza, da assistente social Rafa Albergaria e da figurinista Su Tonani.

 “Nós te escutamos” vai além do respectivo Dia da Escuta, buscando realizar, como desdobramento, um podcast criado a partir dos testemunhos realizados e coletados durante o evento,  com relatos de mulheres como Maria América Diniz, Lindacy Menezes, Raquel de Oliveira e Renata Ferreira, além de Rogeria Cardeal e da jornalista Denise Lima.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24