*Por David Antunes.
No último dia 18 a Cidade de Niterói-RJ. Organizou o 1° PEDALA TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), um passeio ciclístico que levou mais de cem pessoas para pedalar pela Orla da Cidade.
O Pedala TEA foi promovido pela Secretaria de Acessibilidade e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, com o apoio da Nittras, e teve como objetivo levar conscientização sobre o Autismo. Participaram do evento: Omar Heart, autista, escritor e atleta, várias autistas, familiares, amigos, profissionais que atuam na área e ciclistas que apoiam a causa.
O pedal teve a concentração no Skatepark de São Francisco, passando pelo túnel Raul Veiga, Av. Ary Parreiras e com a chegada na Praia de Icaraí, na altura da Miguel de Frias, onde os participantes foram recebidos com lanche e sorteio de brindes da Amazonas Eventos, do Evo Bike Bistrô, e da Sense S2 Bike Shop.
Para a Subsecretária de Acessibilidade Simone Capella, “promover atividade lúdica e esportivas em ações como Pedala TEA fomento a importância de ser discutir e concretizar a Acessibilidade em todos os espaços. No dia do Orgulho Autista trazer a prática de ciclismo como forma de inclusão só mostra que as pessoas com deficiência precisam apenas de apoio e incentivo para mostrarem suas potencialidades. Eles querem estar em todos os lugares.”.
A Diretora de Educação e Comunicação da Coordenadoria de Niterói de Bicicleta Helena Porto, ressalta. “Nosso Evento pretende conscientizar, disseminar informações e acolher as famílias das pessoas incluídas no Transtorno do Espectro do Autismo em uma atividade física e divertida.”.
Devido ao sucesso do Pedala TEA a proposta é que ele se torne um evento fixo do calendário da Cidade.