No dia 21 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data foi instituída pela ONU em 2012 em referência à triplicação do 21º cromossomo, característica que define essa condição genética. E tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos e a importância da inclusão das pessoas com síndrome de Down. Em comemoração a essa data, o City Tour Panorâmico Musical, uma experiência única de turismo e cultura, proporcionou a um grupo de membros da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Rio de Janeiro uma jornada exclusiva pelos principais pontos turísticos da cidade.
No Brasil, diversas iniciativas têm sido realizadas para promover a inclusão social de pessoas com deficiência, e ações como a do Rio Samba Bus com o City Tour Panorâmico Musical em conjunto com a APAE são um exemplo de como é possível criar oportunidades de lazer e educação para esse público.
Inclusive, estudos mostram que a participação em atividades culturais e recreativas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e emocional de pessoas com deficiência. Além disso, eventos como esse são uma oportunidade para a sociedade como um todo se conscientizar sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças. A responsável pela APAE, Janaína Candeias conta um pouco mais dos benefícios que o City Tour Panorâmico Musical pôde trazer às pessoas com deficiência e suas famílias.
“Para gente, é de suma importância que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, pessoas dentro do espectro autista, pessoas com síndrome de Down e suas famílias tenham acesso a cidade. É muito importante esse tipo de atividade, pois apesar de residir no Rio de Janeiro, devido a diversas vulnerabilidades que esse grupo muitas vezes estão imersos, acabam não tendo acesso a cidade. Então, essa atividade foi uma maneira de fortalecer os vínculos tanto familiares, quanto comunitários. Porque eles estavam ali tendo acesso a pontos turísticos e fortalecendo os vínculos com a sua cidade, estimulando o senso de pertencimento.” – concluiu Janaína.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a síndrome de Down afete uma em cada 1.100 a 1.600 crianças nascidas em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de que existam mais de 300 mil pessoas com a síndrome, com desafios significativos ainda relacionados à educação, inserção no mercado de trabalho e acesso a atividades de lazer e cultura. Para contribuir com a inclusão e promover a conscientização sobre esses desafios, o City Tour Panorâmico Musical oferece uma experiência única para todos. Adquira já seu ingresso no site https://riosambabus.com.br/passeio/citytour.